Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Sorteio dos grupos do futebol no Rio 2016 acontece nesta segunda

Escrito em

Colaborou Pedro Fonseca

Já não é novidade que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos em 2016 e, conforme o início dos jogos se aproxima, o evento vai ganhando forma, com os países que se classificam para as mais variadas modalidades. Na próxima quinta (14), às 10h30, será realizado o sorteio dos grupos para o futebol masculino e feminino.

Com exceção do Brasil nas duas categorias, os restantes dos competidores não sabem em qual grupo irão cair. O time masculino é cabeça de chave do grupo A, e o feminino, cabeça de chave do grupo E. Sendo grupos “continuados”, o masculino vai de A à D, e o feminino irá de E à G.

Para o sorteio masculino, serão sorteadas 16 equipes separadas em 4 grupos. Os cabeças de chave começarão no Pote 1, sendo eles: Brasil, Argentina, México e Japão. Os times que estão no Pote 1 foram definidos com base nas últimas cinco Olimpíadas. Já as outras seleções tiveram a classificação com base nos retrospectos recentes em competições internacionais, variando o peso para cada competição, além de um bônus dado para aqueles que se classificaram para as Olimpíadas sendo campeões continentais.

Confira os potes do torneio masculino:

Pote 1: Brasil, Argentina, México e Japão
Pote 2: Nigéria, Coréia do Sul, Honduras e Iraque
Pote 3: Suécia, Ilhas Fiji, Portugal e África do Sul
Pote 4: Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha

Os critérios para o sorteio feminino se diferem apenas no embasamento das últimas participações das Olimpíadas. No último dia 25 de março, a FIFA lançou o ranking de seleções. Tendo base neste ranking, o Pote 1 reúne os cabeças de chave que são: Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Ao contrário do masculino, serão 12 equipes divididas em 3 grupos. Confira a divisão dos potes:

Pote 1 – Brasil, Estados Unidos e Alemanha
Pote 2 – França, Austrália e Suécia
Pote 3 – Canadá, China e Nova Zelândia
Pote 4 – Colômbia, África do Sul e Zimbábue

A equipe masculina fará o jogo de estreia aqui em Brasília no dia 4 de agosto. A seleção olímpica feminina estreia um dia antes, no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro.

Jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por rádios e televisão, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021). Além disso, é CEO Founder da Esportes Brasília Comunicação.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *