Futebol
Real Brasília conquista primeiro ponto, mas segue na lanterna após empate com o CRAC
Escrito 1 ano atrás em
Por Pablo Giovanni

Foto: Matheus Almeida / CRAC
Após seis derrotas seguidas, o Real Brasília finalmente pontuou na Série D. O embate aconteceu neste sábado (8/6), no estádio Genervino da Fon, terminando em um empate sem gols contra o CRAC/GO. Apesar do resultado, o Leão do Planalto permanece na última posição do grupo A5, com apenas um ponto, enquanto a equipe goiana está no 5° lugar, com 10 pontos.
É o primeiro resultado positivo do Real no campeonato, principalmente após uma semana turbulenta, com a saída do técnico Marcelo Caranhato. A equipe foi comandada pelo assistente Victor Hugo, o Kaká. O dono da prancheta já comandou o sub-20 do Leão do Planalto, tendo incluído bons resultados na categoria.
O novo treinador está tendo a primeira experiência à frente de uma equipe profissional de futebol — é o técnico mais novo das quatro divisões de torneios organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Nós viemos (para a partida) com uma proposta de não perder o jogo. Fizemos um esquema tático para não levar gol, ficar fechado, com a proposta de explorar os contra-ataques. Nós tivemos várias chances, mas não conseguimos converter. O principal foi esse pontinho para darmos uma respirada”, disse Kaká, à rádio Nova Liberdade. “Agora vamos descansar e ir para o próximo jogo para tentar conquistar três pontos. É a minha oportunidade como treinador”, completou o profissional.
De acordo com o presidente do Real Brasília, Luís Felipe Belmonte, Kaká seguirá como treinador definitivo da equipe. “O time estava jogando bem (antes da saída do Caranhato). Perdendo gols e perdendo por um gol. (Com a chegada do Kaká) vamos seguir com ele”, disse, à reportagem da Esportes Brasília. “Ele preparou a meninada. Conhece os jogadores”, completou o empresário.
O jogo
Mesmo com uma sequência bem negativa na competição, com seis derrotas, o Real Brasília já demonstrava melhora nos últimos jogos, principalmente nos confrontos contra o Mixto, em Mato Grosso, e Anápolis, no Defelê, no último domingo (2/6). Em ambas as partidas, o Leão conseguiu minar as principais jogadas dos adversários.
No primeiro tempo da partida contra o CRAC, a equipe da casa não conseguiu furar o muro do Real Brasília, principalmente pela formação esboçada pelo treinador da equipe de Brasília, que priorizou jogar no contra-ataque. Além da volta de Caio Mendes, o lateral-direito Lucas, o meio-atacante PH e o centroavante Emanuel ganharam oportunidade no time titular.
Foi justamente nos pés de PH — que entrou bem no segundo tempo contra o Anápolis — a principal oportunidade do Real Brasília no primeiro tempo, aos 45. O chute, na entrada da área em um contra-ataque perigoso, só não entrou após boa defesa do goleiro Cleriston. Apesar disso, o Leão sofreu com a bola parada da equipe de Catalão, que só não saiu vencendo a primeira etapa de jogo por falta de capricho dos homens da frente.
Já na segunda etapa, aos 12, o CRAC conseguiu abrir o marcador da partida com Alan Stence, mas o árbitro da partida, André Ricardo Martins, encontrou irregularidade no lance, após toque do atacante no goleiro Pereira. A marcação, polêmica, daria tranquilidade à equipe de Catalão.
Ao decorrer da partida, o cenário pouco mudou, com ambas as equipes cometendo erros. No lado do CRAC, bastante nervosismo influenciava a conclusão das jogadas. O Real Brasília, jogando no contra-ataque, conseguiu dar sustos a meta adversária, mas esbarrava na falta de inspiração dos atacantes.
Um dos exemplos ocorreu com PH, destaque da equipe. Aos 28, em mais um contra-ataque, o meia atacante não serviu Gabriel Lima, que estava livre dentro da área do time de Catalão. O jogador optou pelo chute, travado pelo adversário. Antes, Emanuel, aos 21, em uma boa finalização, quase marcou para a equipe de Brasília.
O jogo terminou empatado, sob vaias de quem acompanhava a partida no Genervino da Fonseca. O próximo confronto do Real Brasília é contra o próprio CRAC, no Defelê, na quarta-feira (12/6), às 15h.
É repórter do Correio Braziliense e atua como comentarista da Esportes Brasília desde maio de 2024.


Cerrado Basquete enfrenta Sampaio Correa nas quartas de final da LBF

CBF confirma datas das quartas de final do Brasileirão Feminino A2
