Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

No Mané Garrincha, Palmeiras vence Vasco com primeiro gol de Vitor Roque

Atacante palmeirense consegue marcar seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras em jogo realizado na capital brasileira

Escrito em

Foto: Gabriel Amorim

No último domingo (04), o Vasco da Gama recebeu o Palmeiras no Mané Garrincha em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se encontraram no mesmo estádio no ano passado, também com mando vascaíno.

Com um primeiro tempo equilibrado e um segundo com grande domínio alviverde, o Palmeiras saiu vencedor do Mané Garrincha, assim como em 2024, e assumiu a liderança provisória do Brasileirão. Enquanto isso, o Vasco volta para a 13ª posição.

PRIMEIRO TEMPO

Baseado nas propostas que ambos os times propuseram na partida, o primeiro tempo foi marcado por bastante equilíbrio. Enquanto o Vasco esperava o Palmeiras em seu campo e buscava a velocidade nos contra-ataques, o Verdão, por sua vez, permaneceu com a maior posse de bola e tentou empurrar os mandantes para trás. Refletindo o que foi na prática, o placar se manteve igual durante os 45 minutos.

A primeira grande chance da partida foi do Vasco. Aos sete minutos, em falta cobrada pela direita por Nuno Moreira, Lucas Freitas tentou o cabeceio e, com desvio, ela passou próxima do gol alviverde. Do outro lado, o Palmeiras conseguiu chegar com perigo pela primeira vez aos 11 minutos quando Richard Rios finalizou de fora, com desvio, assustando Leo Jardim.

Depois do jogo inicial mais estudado, o Vasco conseguiu duas boas chances aproveitando sua velocidade de laterais e atacantes. Aos 14′, Loide Augusto recebeu sozinho após lindo cruzamento de Paulo Henrique, mas finalizou fraco, de coxa, para tranquila defesa de Weverton. Na sequência, aos 16′, Loide Augusto recebeu nas costas da defesa palmeirense, ganhou na corrida e acionou Rayan na entrada da área. O atacante finalizou mascado, sem perigo para o Palmeiras.

O Verdão voltou a assustar os mandantes aos 17 minutos. Em escanteio bem ensaiado do Palmeiras, Estêvão cobrou aberto para Felipe Anderson escorar de cabeça para o centro, deixando Bruno Fuchs em grande posição para marcar. O zagueiro palmeirense, porém, não conseguiu ajeitar para o fundo das redes.

Entre pequenas oportunidades durante o resto do tempo, ambos os times esbarraram em grandes atuações defensivas. Foi apenas aos 48′, já nos acréscimos, que o Vasco teve sua melhor chance de abrir o placar. Emiliano Martinez e Weverton não se entenderam, bateram cabeça e a bola sobrou limpa para João Vitor encobrir para o fundo do gol. Contudo, mesmo passando pelo goleiro alviverde, Giay, em cima da linha, evitou que o primeiro tempo terminasse a favor dos mandantes.

SEGUNDO TEMPO

Com a fome de resultado positivo para alcançar a liderança da tabela, o Palmeiras melhorou e foi para cima do Vasco na segunda etapa. Acoado e sentindo o cansaço do jogo físico, o time carioca não conseguiu segurar a pressão palmeirense e sofreu durante toda a etapa final.

Logo aos quatro minutos, o Palmeiras chegou bem em seu primeiro ataque com Emiliano Martinez. O volante alviverde finalizou de fora da área e, com desvio, obrigou uma grande defesa de Leo Jardim. O Verdão seguiu pressionando o Vasco e conseguiu mais uma boa chance aos 14′, quando Richard Rios cobrou falta direto, próximo da meta vascaína.

Não demorou muito para que a pressão palmeirense desse resultado. Aos 15 minutos, a pressão na saída de bola vascaína fez efeito. Hugo Moura foi desarmado por Estêvão que deixou Vitor Roque livre e tranquilo para marcar seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras. O ponta, destaque individual do alviverde, ainda distribuiu mais oportunidades para seus companheiros de time. Aos 24′, em cobrança de escanteio, Piquerez finalizou de primeira ao lado do gol mandante.

Na busca de sair da pressão do Palmeiras, Felipe tentou mexer no time para que a energia fosse renovada e a equipe voltasse a assustar os visitantes. Porém, sem sucesso. O clube paulista manteve sua pressão e só não conseguiu ampliar o placar por falta de efetividade. Aos 37 minutos, Flaco López foi muito bem acionado no contra-ataque por Paulinho e saiu cara a cara com Leo Jardim. Contudo, o uruguaio tentou tirar demais do goleiro alvinegro e mandou longe do gol, recebendo vaias da torcida presente no Mané Garrincha.

Até o final da partida, o Palmeiras reforçou sua defesa e decidiu aguardar o Vasco em seu campo no intuito de matar o jogo no contra-ataque. A equipe carioca, por sua vez, não obteve sucesso em uma leve pressão no final do jogo e deixou o placar como estava até o apito do árbitro.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 1 PALMEIRAS

Brasileirão 2025 – 7ª rodada – Estádio Nacional Mané Garrincha – Asa Norte – 04/05/2025 – 16:00

Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda – ES
Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira – CE
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos – PR
4º árbitro: Maguielson Lima Barbosa – DF
VAR: Rafael Traci – SC

VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas (Luiz Gustavo) e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Paulinho) e Matheus Carvalho (Alex Teixeira); Nuno Moreira (Adson), Rayan e Loide Augusto (Garré).

Técnico: Felipe.

Gol(s): Não houve.
Cartões: Luiz Gustavo (A), Paulo Henrique (A).

PALMEIRAS
Weverton; Giay, Gustavo Gomez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martinez, Richard Rios (Anibal Moreno) e Felipe Anderson (Allan); Facundo Torres (Paulinho), Estêvão (Lucas Evangelista) e Vitor Roque (Flaco Lopéz).

Técnico: Abel Ferreira.

Gol(s): Vitor Roque.
Cartões: Não houve.

Estudante de jornalismo no quinto semestre com experiência em matérias sobre futebol brasiliense e nacional.