Futebol
Maringá brilha e Gama elimina ABC da Copa do Brasil
Escrito 9 anos atrás em
Por Rener Lopes

Em um jogo pra lá de dramático, o ABC recebeu o Gama no estádio Frasqueirão, em Natal/RN, pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil.
O alviverde arrancou um empate por 1×1 e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro do Gama brilhou e defendeu dois pênaltis, levando os visitantes a vencer por 4×1 e seguindo na competição.

Classificação alviverde foi definida nas penalidades máximas. 4×1 sobre o ABC – Foto: Reprodução
O jogo
Aos sete minutos, a primeira chance foi do Gama. Fabio Gama cobra escanteio, a bola vai na medida para Dudu Gago tocar para Cris finalizar, obrigando o goleiro Vaná a se esticar todo e salvar o primeiro gol do alviverde.
Dois minutos depois, veio a resposta do ABC. Erivelton se livra de Murilo e Dudu, avança pela direita e cruza certeiro para Jones Carioca bater para o gol, mas a bola passa rente à meta de Maringá.
Aos 11, não teve jeito. Após cruzamento pela esquerda de Echeverria – que deixa a defesa alviverde no chão -, a bola sobra para Erivelton finalizar direto na rede, abrindo o placar para o ABC.
Com 26 minutos, a pressão do time potiguar continuava. Etcheverria recebeu passe na grande área e Eduardo, na dividida, derrubou o jogador abecedista. No entanto, o árbitro não confirmou a penalidade máxima, alegando que o atacante tentou cavar a infração, levando os donos da casa à loucura.
Aos 42, Lucas recupera bola no meio de campo e, no vacilo de Marrone, avança pela esquerda e toca para Rafael Grampola, que invade a grande área e bate pro gol. Vaná se estica todo e faz uma grande defesa, colocando pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Grampola cabeceia para fora.
No segundo tempo, o Gama aumentou a pressão em busca do gol de empate. E, aos 21, a rede balançou. Felipe Assis recebeu pela esquerda e, aproveitando a bobeada do goleiro Vaná, arriscou de longe e mandou no ângulo esquerdo. Um golaço para o Gama!
Aos 35, Marrone cobra falta e Alvinho desvia para o gol. O goleiro Maringá se estica todo e coloca pela linha de fundo, fazendo uma grande defesa.
Sete minutos depois, Jones Carioca falha e Grampola domina a bola, passa pelo meio campo e, na hora de finalizar, Roberto Pitio não chuta forte e devolve para o goleiro Vaná, perdendo uma grande chance de matar o jogo e confirmar a classificação.
Já nos acréscimos, aos 47, a zaga do ABC falha mais uma vez e Grampola aproveita a sobra de bola, lança Paulo Roberto, mas na hora de concluir, manda para fora. Com o empate em 1×1, a decisão foi para as penalidades máximas.
Na cobrança dos pênaltis, Murilo, Roberto Pitio e Baiano convertem para o Gama. Jones Carioca faz para o ABC, mas Felipe Guedes e Vitor Sapo cobram mal e o goleiro Maringá defende os chutes. Coube a Fábio Gama marcar o quarto gol e confirmar a classificação alviverde para a terceira fase da Copa do Brasil.

Jogadores do Gama comemoram classificação nos pênaltis – Foto: Reprodução
“O Gama é um time grande. Infelizmente, não tem divisão, mas é um time grande. O Gama merece isso. A gente sabia da qualidade do ABC e a dificuldade de jogar aqui, mas o resultado do trabalho é isso. A gente venceu, graças a Deus”, ressaltou o zagueiro Murilo, em entrevista à Rádio Globo Natal.
“Foi complicado, mas todos estão de parabéns. Hoje foi uma partida bonita, agora é curtir e, depois, focar no Santos”, disse o goleiro Maringá, que pegou dois pênaltis.
A partida de ida contra o Santos está marcada para o dia 20 de julho, às 21h45, no estádio Bezerrão, no Gama. A partida de volta está marcada para o dia 27 de julho, na Vila Belmiro, em Santos/SP, às 21h45.
COPA DO BRASIL – SEGUNDA FASE – JOGO DE VOLTA
ABC 1-1 GAMA – TEMPO NORMAL
ABC 1-4 GAMA – PENALIDADES MÁXIMAS
15.06.2016 – ESTÁDIO FRASQUEIRÃO – NATAL/RN
Público: 2.525 presentes (583 pagantes)
Renda: R$ 15.823,00
Cartões amarelos: Léo Fortunato, Erivelton (ABC); Dudu Gama, Lucas, Jesiel (Gama)
ABC
Vaná; Marrone, Gustavo Bastos, Léo Fortunato e Alex Ruan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Etcheverria (Vitor Sapo), Erivelton (Dalberto) e Lúcio Flávio (Alvinho); Jones Carioca.
Técnico: Geninho
GAMA
Maringá; Dudu Gago (Baiano), Murilo, Cris (Paulo Roberto) e Felipe Assis (Jesiel); Eduardo, Lucas, Michel Pires e Fábio Gama; Roberto Pitio e Rafael Grampola.
Técnico: Reinaldo Gueldini
Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
