Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Hora da decisão: seis equipes brigam por três vagas nas semifinais do Candangão 2023

Escrito em

O Candangão 2023 chega neste sábado (18) na última rodada da primeira fase. Todos os cinco jogos serão disputados simultaneamente, a partir das 15h30, com acompanhamento completo da Esportes Brasília.

O Real Brasília já se garantiu na próxima fase. Os tradicionais Gama, Brasiliense e Ceilândia correm risco de ficar de fora da segunda fase da competição que, depois de 21 anos, tem somente clubes do Distrito Federal na disputa. 

No rebaixamento, três clubes lutam para fugir das duas vagas para a Segunda Divisão Candanga de 2024. Taguatinga, Brasília e Santa Maria se esforçam bravamente para se manter na elite candanga.

Confira a situação de cada clube:

  • REAL BRASÍLIA: Os comandados do técnico Gerson Ramos já estão classificados, com 17 pontos ganhos. Resta agora saber em que posição chegarão ao final da nona rodada. Enfrentarão o desesperado Santa Maria, no estádio Serra do Lago, em Luziânia/GO. 
  • CAPITAL: Depois da chegada de Celso Teixeira, a equipe entrou nos eixos. Está com 14 pontos ganhos. Depende só de si para seguir na competição. Enfrentará o Gama, no estádio JK. Caso a Coruja empate, pode até se classificar desde que Brasiliense ou Paranoá não ganhem as partidas. 
  • GAMA: Os comandados do técnico Vilson Tadei vêm de duas derrotas na competição. Estão com 13 pontos ganhos, na terceira posição. Tem confronto direto com o Capital. Para não se complicar, tem de vencer o adversário. Em caso de empate, dependerá de tropeços de Brasiliense, Paranoá e Ceilândia. 
  • SAMAMBAIA: Os comandados do técnico Luis dos Reis perderam reforços emprestados pelo Brasiliense. Estão com 13 pontos ganhos na quarta posição. Vai enfrentar o Paranoá, que tem 12 pontos. Uma vitória garante o Samambaia na próxima fase. Em caso de empate, torcerá para que o Capital vença o Gama e tropeços de Brasiliense e Ceilândia.   
  • BRASILIENSE: O time de Roberto Cavalo vem de uma goleada histórica sofrida para o Botafogo por 7 a 1, pela Copa do Brasil. Tem 12 pontos ganhos e ocupa a quinta posição. Vai enfrentar o desesperado Brasília. Caso vença o Colorado do DF, o Brasiliense chegará aos 15 pontos ganhos. Como Capital x Gama e Samambaia x Paranoá se enfrentam, um vai segurar o outro na tabela beneficiando o Brasiliense. Em caso de empate, o número de vitórias do Brasiliense (3) o tiraria da próxima fase.  
  • PARANOÁ: A Cobra Sucuri de Luis Carlos Souza vem na sexta posição, com 12 pontos ganhos e três vitórias. Vai enfrentar um adversário direto, o Samambaia. Vencendo o confronto, chega aos 15 pontos e acompanharia o desenrolar da rodada, pois adversários que estão acima na tabela vão se enfrentar, caso de Capital x Gama. 
  • CEILÂNDIA: O gato preto comandado por Adelson de Almeida já começa o planejamento para a série D. É o sétimo colocado, com 11 pontos e três vitórias. Vai enfrentar o Taguatinga. Tem de vencer o confronto e esperar por vitória do Capital sobre o Gama, empate entre Samambaia e Paranoá e que o Brasiliense não vença o Brasília.  
  • TAGUATINGA: O time do ex-presidente e agora treinador, Edmilson Marçal, tem sete pontos ganhos e duas vitórias e saldo negativo de cinco gols. Enfrentará o Ceilândia. Tem de vencer o Gato Preto. Em caso de empate, dependeria de derrotas do Brasília e Santa Maria para se manter na elite candanga.  
  • BRASÍLIA: O time comandado pelo ex-zagueiro Alex Silva tem sete pontos ganhos, duas vitórias e saldo negativo de sete gols. Enfrentará o Brasiliense fora de casa. Tem de vencer o Jacaré e torcer para que o Taguatinga não ganhe do Ceilândia. Em caso de empate, para se manter na elite candanga, dependeria de derrotas de Taguatinga e Santa Maria. O atacante Ricardo Oliveira deixou o time candango. 
  • SANTA MARIA: O time grená também está à espera de um milagre para se manter na primeira divisão candanga. Tem seis pontos ganhos, duas vitórias e saldo negativo de cinco gols. Vai enfrentar o líder Real Brasília, que já está classificado. O Santa Maria tem de vencer e torcer por tropeço de Taguatinga ou Brasília.  Em caso de empate, teria de torcer para que Brasília e Taguatinga percam os jogos por placares elásticos.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

P