Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Grêmio atropela Campinense em confronto da Copa do Brasil

Escrito em

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A noite desta quarta-feira (01) marcou o confronto entre Campinense Grêmio no Mané Garrincha, pela Copa do Brasil. No fim deste confronto, o tricolor gaúcho confirmou o favoritismo e venceu por 2×0.

O Grêmio jogou por um empate para seguir no torneio e superou a meta. Por estar melhor posicionado no Ranking de CBF (Clubes da Confederação Brasileira de Futebol), o próximo adversário será o Ferroviário/CE, que eliminou o Resende/RJ.

De um lado, um plantel com um elenco imortal do Renato Gaúcho. Do outro, um clube que é líder do Campeonato Paraibano. Essa foi a 14ª participação do Campinense na história da Copa do Brasil. O Grêmio disputou pela 27ª vez. O Tricolor chegou à final nove vezes, sendo o recordista no quesito, conquistou cinco títulos. Já o time da Paraíba, não levou nenhuma vez o feito para casa.

1° tempo: pressão gremista e destaque de Otávio

O Tricolor começou trabalhando a bola. Conforme o jogo avançava, o Grêmio mostrava velocidade. Em poucos minutos, quase veio o gol do astro, Reinaldo tentou encontrar Suárez, mas cruzou forte e a bola foi para fora. Após, Suárez recebeu uma boa oportunidade, contudo, finalizou muito forte no ângulo e Otávio Passos reagiu com defesa.

A disputa estava agitada. Apesar de ofensivo, o Campinense exibia dificuldades. O time errava passes curtos e perdia a chance de invadir o campo inimigo. A equipe da Paraíba tinha a metade (158) de passes certos do que os oponente (376).

Mesmo assim, o Campinense segurou invicto os 25 minutos da equipe gaúcha. Por outro lado, o Grêmio mostrava mais impacto. Com o tempo, o time decidiu baixar a intensidade e optou por não inaugurar o placar.

Para gerar um melhor aproveitamento, Leston Júnior pediu algo controverso. Ao Mauri e Diego Viana o técnico solicitou subirem para pressionar o setor defensivo gremista. Sem muitos atletas na pequena área, Bitello foi quase certeiro.

O goleiro do Raposa se destacou e protegeu suas redes. Mas Leston não foi palho para o meio campista Cristaldo, aos 26′, o atleta efetuou tabela com Suárez e bateu de canhota no canto da caixa: 1 x 0 para o Grêmio.

O campo do Mané Garrincha esquentava cada vez mais, as raposas conseguiram um pouco de espaço. Foram três escanteios seguidos para o Campinense. Vindos de Diego Viana, o placar não mudou.

Nada seria fácil. Como reação desse curto tempo com o rubro-negro, Reinaldo quase balançou as redes do estádio. O primeiro tempo da partida estava próxima do fim,
e o Grêmio continuou controlando cada minuto. Embora neutralizasse todas as jogadas do Campinense, o time poderia ter um aproveitamento muito melhor.

2° tempo: jogo de paciência

O jogo continuava na mesma, sem substituições e as mesma táticas. Sem pressa, com o relógio correndo, o Grêmio somente estava trocando passes na área. Vendo o jogo morno dos vermelhos, Leston Júnior moveu peças para atiçar novos ares para a Raposa. O treinador tirou o Diego, em seu lugar colocou William.

Grêmio não ficou de fora, Ferreira entrou no lugar de Vina e Everton no lugar do volante Pepê. Mas esse ato revelou desconexão na equipe. Suárez deu chance para Ferreirinha, que perdeu grande chance. Depois, o camisa 18 reclamou de Galdino, que o atrapalhou. Esse ato não expressou bons ânimos por parte dos torcedores gaúchos.

Não era novidade que, no jogo da paciência, quem mantinha era o Grêmio. Os gaúchos foram mantendo a bola no ataque e trocando passes no campo defensivo. Os paraibanos até tiveram uma oportunidade de perigo, mas nada parava os imortais. Ferreira bateu direto para o gol e comemorou com a torcida aos 42′ minutos. Já nos acréscimos, os azuis não pararam, Suárez recebeu passe de Ferreirinha, mas mandou longe.

O jogo, então, finalizou em 2 x 0, mesmo placar nas duas vezes em que o Grêmio enfrentou o Campinense na competição nacional, em 2015.

Ficha técnica

Grêmio 2 x 0 Campinense – Copa do Brasil
.
Árbitro principal: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistente 1: Anderson Jose de Moraes Coelho (SP)
Assistente 2: Ítalo Magno de Paula Andrade (SP)
Quarto árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)

Público: 9.122
Renda: 925.120,00

Grêmio

Adriel, João Pedro, Bruno Alves, Kenneman, Reinaldo, Villasanti, Pepê, Bittelo, Cristaldo, Vina e Suárez

Técnico: Renato Gaúcho

Gol: Cristaldo e Ferreira

Campinense

Otávio Passos, Thiago Ennes, Diego Silva, Willian, Bruno Collaço, Rogério, Paulo Victor, Ramires, Diego Viana, Mauri, Vanderlan

Técnico: Leston Junior

P