Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

FFDF fecha formato e integrantes da Segundinha 2025 em seu arbitral

Oito participantes integram a competição na luta pelo ascenso em pontos corridos; confira quem são

Escrito em

Foto: Diller Abreu/FFDF

O conselho arbitral do Campeonato Candango da Segunda Divisão de 2025 ocorreu nesta quinta-feira (10/07). A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) realizou o evento no restaurante Fausto & Manoel, no Pontão do Lago Sul.

Nesta edição, serão oito os participantes: Aruc, Brasília, Candango, Cruzeiro, Grêmio Valparaíso (Greval), Luziânia, Planaltina e Riacho City. Eles estão em chave única, em todos contra todos com um turno, a exemplo do regulamento vigente do ano passado referente à primeira fase. O Brazlândia chegou a ter presença no local, mas desistiu de participar da competição.

Ao final das sete rodadas, os dois melhores clubes se juntam aos oito clubes que permaneceram para o Candangão 2026, diretamente, sem instâncias de caráter eliminatório. Os jogos se iniciam em 30 de agosto e se finalizam 11 de outubro, com duelos apenas em finais de semana.

Entre os integrantes, as voltas de Aruc (não-participante no ano passado), Candango, Cruzeiro (estes dois fora em 2023 e 2024) e Brasília (que não jogou desde o rebaixamento na elite em 2023 e volta em seu 50º aniversário) chamam a atenção.

Ausências sentidas as de Botafogo-DF, SESP Brasília e Taguatinga – este último liderou a chave da primeira fase no ano passado, caindo no jogo do acesso para o Legião. O SESP também foi semifinalista em 2024, perdendo para o futuro campeão, Sobradinho.

Entre outros possíveis participantes, o Santa Maria, descendido no Candangão 2024, estará de fora. Também é exemplo o Canaã, que pelo segundo ano seguido falta à competição, entre os participantes recentes.

Andamento do arbitral

Com a desistência do GEB, a nova data sugerida pelos diretores foi consentida pelos clubes. O Brasília, alegando espaço para contratação de atletas da Série D do Campeonato Brasileiro, insinuou o dia 20 de setembro, sendo rechaçada pela duração do certame.

Em seguida, houve sorteio sobre o formato da competição, ao ter empate entre o formato com e sem semifinais e final. Na sorte, prevaleceu o sistema direto para o ascenso.

Outra divergência na mesa foi o prazo-limite para inscrições. A sugestão do presidente Daniel Vasconcelos foi no dia anterior ao início da quarta rodada, consentida pela maioria dos clubes associados. O executivo relembrou ainda que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pede 48 horas de antecedência da inscrição de jogadores no Boletim Informativo Diário (BID) para o exercício da função.

A Federação iria incluir o sistema de arbitragem de vídeo (VAR) em jogos de semifinais e final. Como o calendário foi alterado para pontos corridos, será estudado o uso para jogos específicos ao decorrer das rodadas.

Confira a tabela básica da competição, com datas, horários e mandos a definir:

1ª rodada:

Brasília x Greval

Luziânia x Riacho City

Candango x Aruc

Planaltina x Cruzeiro

2ª rodada:

Greval x Luziânia

Riacho City x Candango

Aruc x Planaltina

Cruzeiro x Brasília

3ª rodada:

Brasília x Aruc

Luziânia x Cruzeiro

Candango x Greval

Planaltina x Riacho City

4ª rodada:

Riacho City x Brasília

Aruc x Luziânia

Cruzeiro x Candango

Greval x Planaltina

5ª rodada:

Brasília x Luziânia

Candango x Planaltina

Greval x Riacho City

Aruc x Cruzeiro

6ª rodada:

Luziânia x Candango

Planaltina x Brasília

Riacho City x Aruc

Cruzeiro x Greval

7ª rodada:

Brasília x Candango

Luziânia x Planaltina

Greval x Aruc

Cruzeiro x Riacho City

Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático e apresentador do Segundou Esporte Clube, às segundas-feiras.