Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Especial: Alvinegro carioca aposta na estrutura da base para a Copinha

Escrito em

Colaborou Rômulo Maia

Já no dia 04 de janeiro de 2016, às 14h, o Sobradinho realiza o segundo jogo pela Copa São Paulo de Futebol Junior. O adversário, em Lins/SP, será o Botafogo.

O time carioca chega à competição como grande favorito a ficar com uma das vagas do grupo, e também a ser o líder. Com uma base cada vez mais estruturada, e uma gestão que vem unindo a base ao profissional, o Botafogo chega com muita força à Copa São Paulo 2016.

A equipe Sub 20, uma das melhores entre os cariocas, acabou tendo que ser reformulada por duas vezes nessa temporada, graças à subida de vários atletas aos profissionais. Mesmo assim, o time mostrou que tem muita qualidade e fez um grande ano com o Sub 20, sendo vice-campeão do Carioca e campeão do Torneio Octávio Pinto Guimarães, também conhecido como OPG, que é o segundo principal torneio da base no Rio de Janeiro.

Já a equipe sub 17 teve um 2015 muito bom, sendo eliminadas duas vezes no carioca da categoria pelo Vasco da Gama, na semifinal, e sendo vice-campeã da Copa do Brasil Sub 17.

Apenas nesse ano, o Botafogo já mostrou o valor que da à base, integrando nove atletas ao time profissional, todos com algum destaque. Foram eles: o goleiro Saulo, os laterais Diego e Jean, o zagueiro Émerson, o volante Diérson, o meia Fernandes, e os atacantes Luís Henrique – que chegou a jogar o mundial Sub 17 -, Vinícius Tanque e André Luiz, esse último, o único a não ficar, tendo sido emprestado ao Boa Vista/RJ ate o fim do carioca do ano que vem.

Os jogadores que estão no profissional ainda não estão certos de “descer” e jogar a Copinha. Porém, mesmo sem eles, a equipe ainda se mostra muito forte e com bons destaques para a competição. A maior expectativa é claramente sobre dois atacantes que tem tudo pra serem os destaques da equipe.

Renan Gorné tem apenas 19 anos, mas uma história de muita superação e muitos gols pela equipe. O jogador teve uma lesão que o prejudicou em boa parte do primeiro semestre. Mesmo assim, e sem ser titular, tem mantido uma média fantástica de quase um gol por jogo (Na OPG foram sete gols, em sete jogos). Renan é um centroavante moderno, tem boa velocidade e sai da área pra buscar jogo, além de destacar por chutar forte e colocado com as duas pernas. Ele chegou a fazer testes na Inglaterra em 2012, mas acabou não ficando por lá.

O outro grande destaque da equipe deve ser o forte Atacante Ribamar, que foi autor de quase todos os gols da equipe na Copa do Brasil Sub 20. Além disso, ele também foi artilheiro do sub 20 carioca e vice-artilheiro na OPG com 11 gols em sete jogos. Ribamar sabe fazer bem o trabalho de pivô e tem muita presença de área, sendo um perigo pra zaga adversaria.

Para finalizar, um talento raro também vem sendo lapidado no sub 17. Matheus Fernandes, capitão da equipe, teria chances ainda esse ano entre os profissionais, mas acabou tendo uma lesão na panturrilha. Já recuperado, o jovem é cotado pra ser o homem de marcação da equipe na Copinha. Matheus possui muita raça aliada à uma boa marcação, foi o volante menos faltoso da categoria em 2015 e o maior ladrão de bolas do time.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P