Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Em súmula, árbitro afirma que briga no Clássico 70 começou na torcida do Brasiliense

Escrito em

Foto: Francisco Stuckert/Divulgação

O árbitro da partida entre Gama e Brasiliense, realizada na última quarta-feira (26), Sávio Sampaio, relatou na súmula do jogo o confronto entre torcidas organizadas, durante a realização do clássico.

Com a constatação dos fatos, o Gama, mandante do jogo, corre risco de ser punido com multa ou, até mesmo, perda de mandos de campo. Além disso, as torcidas organizadas de Gama e Brasiliense podem acabar levando punição, como proibição de irem aos jogos das equipes, por exemplo.

O caso será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do DF para análise nos próximos dias.

Ainda no documento, Sávio disse também que, no decorrer da confusão, torcedores que não tinham nada a ver com a briga começaram a entrar no campo para se proteger das bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, usados pela polícia para dispersar os brigões.

Com isso, o jogo ficou impossibilitado de voltar até todas as pessoas fossem evacuadas do estádio pelas autoridades. No total, a partida ficou paralisada por 55 minutos.

Confira o que escreveu Sávio Sampaio:

Aos 37 minutos do segundo tempo, paralisei a partida devido algumas bombas estouradas no estádio, não sendo possível identificar pela arbitragem o local onde essas bombas foram estouradas. Após isso, iniciou uma briga entre torcedores do Gama e torcedores do Brasiliense na arquibancada inferior sul, onde se encontrava a torcida do Brasiliense. Neste momento, houve intervenção da Polícia Militar e alguns torcedores adentraram o campo de jogo. Logo após, por ação preventiva, a arbitragem e as equipes foram para o vestiário. Após 30 minutos de paralisação, o Tenente Coronel Nafez, responsável pelo policiamento, deu garantias à arbitragem de que a partida poderia ser reiniciada em segurança depois da evacuação do estádio de todos os torcedores ainda presentes na arquibancada. Aguardamos por 25 minutos para evacuação total dos torcedores e reiniciamos a partida que ficou paralisada por 55 minutos. Informo que até o fechamento desta súmula não foi apresentado nenhum boletim de ocorrência

O clássico foi vencido pelo Gama por 3×2. Matheus Iacovelli abriu o placar para o alviverde aos três minutos de jogo. Três minutos depois, Marcão empatou a partida.

Ainda no primeiro tempo, Milla colocou o alviverde na frente. Já no segundo tempo, aos 43, Espeto ampliou o marcador para o Gama e Aloísio descontou anotou mais um para o Brasiliense, dando números finais ao jogo.

P