Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Em empate truncado, Capital avança para as semifinais e Gama é eliminado

Escrito em

Foto: Pedro Santana (@pedro.fotografiaesportiva)

Neste sábado (18), o Capital recebeu o Gama, no Estádio JK, diante de mais de duas mil pessoas. No duelo que marcou o final da primeira fase do Candangão BRB 2023, ambas as equipes não conseguiram aproveitar suas oportunidades e a partida foi muito truncada, terminando em um empate sem gols. Com o resultado, o tricolor se classificou para a segunda fase da competição, enquanto o alviverde ficou pelo caminho.

A partida prometia um enredo, no mínimo, emocionante: ambas as equipes estavam na zona de classificação para as semis, mas tinham o risco de caírem para outras quatro equipes que almejavam a próxima fase. Para o tricolor candango, apenas um empate bastava. Já para o Gama, a missão era mais complicada: vencer ou torcer para que Brasiliense, Paranoá e Ceilândia não vencessem seus adversários. Todos venceram.

PRIMEIRO TEMPO

A partida já começou pegada e logo aos dez segundos, Serginho sofria aquela que seria a primeira de muitas faltas que viriam a seguir. Três minutos depois, o mesmo recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo após cometer falta e reclamar de forma efusiva com o juizão. Apenas no primeiro tempo, foram vinte e oito faltas: dezesseis para o tricolor e doze para o alviverde.

Com a bola rolando, o duelo também foi equilibrado: o Capital tentava infiltrar pelo meio, mas esbarrava no organização defensiva do time do Gama. Aos 11′, a equipe da casa teria sua primeira oportunidade após vacilo do goleiro ganense Ravel, que recebeu passe da defesa e acabou se complicando com o camisa 10 adversário, Renato Mota. Por pouco, a Coruja não abriu o placar.

O Gama também teve duas chances claras com Michel Platini, que em ambas oportunidades, parou no goleiro Luan: a primeira, numa cabeçada após passe de Emerson. O goleirão abriu o “X” do handball e tirou a pelota em cima da linha. Aos 29′, o camisa 9 encheu o pé e arriscou de longe, mas em dois tempos, o guarda-redes tricolor defendeu.

SEGUNDO TEMPO

A situação estava mais confortável para a equipe do Capital, que precisava apenas de um empate para se classificar para a próxima fase. Entretanto, se o Gama vencesse por apenas um gol de diferença, mandava a Coruja de volta pra casa. E o alviverde passou muito perto, aos 13′, novamente com Platini: dominou sozinho, na frente do goleiro e chutou fraco pra fora.

A resposta tricolor viria no lance seguinte: Gustavo puxou contra-ataque em velocidade pelo lado direito e jogou na área. A bola havia sobrado para Renato Mota, que caiu em cima da marca da cal e pediu por pênalti. O juiz não atendeu e a partida seguiu normalmente.

Por muito pouco o Gama não abriu o placar da forma mais emocionante possível: aos 48′ do segundo tempo, após uma cobrança de lateral, Estevão jogou para dentro da área e Serginho bateu fraco para a defesa de Luan. O goleiro chegou a dar o rebote, mas a defesa chegou para afastar o perigo.

A equipe do Capital retorna no próximo sábado (25) para o jogo de ida da semifinal do Candangão. O Gama, por sua vez, ficará sem calendário para o restante do ano, sobrando apenas as atividades do futebol de base.

P