Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

De cara e regulamento novos, clubes decidem como será o Candangão 2021

Escrito em

Enfim, começou o Candangão 2021. Pelo menos, nos bastidores. 11 dos 12 representantes dos times da capital federal se reuniram nesta terça-feira (08), em um restaurante no Lago Paranoá, para definir as regras da próxima edição do campeonato estadual.

Com apenas a ausência do Sobradinho, todos os demais times, incluindo Samambaia e Santa Maria, recém-promovidos, participaram do encontro. As equipes já haviam decidido, em assembleia anterior, que a edição de 2022 do Candangão terá a participação de dez times. Com isso, quatro equipes serão rebaixadas na próxima edição da competição.

Existiam duas propostas na mesa: uma disputa de pontos corridos, sem final, feita pelo presidente do Taguatinga, Edmilson Marçal, e uma disputa por chaves, feita pela Federação de Futebol do Distrito Federal. Por maioria dos votos, a ideia da entidade máxima do futebol local foi escolhida.

Assim, as 12 equipes foram divididas em duas chaves:

Grupo AGrupo B
GamaBrasiliense
LuziâniaCapital
Real BrasíliaCeilândia
SamambaiaFormosa
TaguatingaSanta Maria
UnaíSobradinho

Na primeira fase, que começa em 20 de fevereiro, as equipes do grupo A enfrentarão as equipes do grupo B apenas em partida de ida. Após as seis rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave garantem a vaga na segunda fase. Os dois piores estarão, automaticamente, rebaixados para a Segundinha 2022.

Já na segunda fase, os quatro classificados jogarão entre si, dentro das chaves, também em partidas de ida. Depois dos três confrontos, os dois melhores de cada chave seguem na competição. Os dois piores de cada grupo encerram a participação no Candangão 2021 e entram em férias.

Os quatro classificados (dois de cada grupo) entram na terceira fase, jogando um quadrangular decisivo, mas em partidas de ida e volta. Os dois primeiros colocados depois das seis rodadas farão a final do Candangão 2021 em jogo único, com mando da FFDF.

Sem público

Seguindo protocolos de saúde, assim como na segunda parte do Candangão 2020, todos os 12 times deverão apresentar testes atualizados de Covid-19. Os exames deverão ser realizados em até 15 dias antes das partidas.

Por conta da pandemia, os jogos do Candangão 2021 continuarão sendo disputados ainda sem a presença de público nos estádios. Contudo, cada time poderá levar uma delegação de até 45 membros.

Datas definidas

Durante o Conselho Arbitral, foi definida que a primeira rodada do Candangão 2021 será jogada em 20 de fevereiro. A final está prevista para o dia 15 de maio.

As datas foram elaboradas em consonância com o calendário do futebol brasileiro para 2021, estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol.

Confira as partidas da primeira rodada do Candangão 2021:

Gama x Capital – Bezerrão
Luziânia x Brasiliense – Serra do Lago
Real Brasília x Ceilândia – Ciro Machado
Samambaia x Sobradinho – Rorizão
Taguatinga x Santa Maria – Serejão
Unaí x Formosa – Urbano Adjuto

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P