Siga Nossas Redes Sociais

Copa do Mundo Sub-17 2019

França domina o Chile e vence na estreia do Mundial Sub-17

Escrito em

Dyéine Costa, especial para a EB

Numa tarde ensolarada em Goiânia, a atual campeã do mundo mostrou um futebol ofensivo para bater o Chile por 2 a 0 na estreia de ambas as seleções na Copa do Mundo da FIFA Sub-17. Mesmo marcando os gols apenas no segundo tempo, a equipe francesa dominou os noventa minutos de jogo e venceu o time do Chile sem muito esforço.

Mesmo com o empurrão da torcida chilena, que era maioria na Serrinha, a seleção sul-americana não conseguiu sair do forte esquema ofensivo da equipe adversária. Foram poucas as tentativas da equipe chilena ao ataque.
As duas seleções voltam a campo na próxima quarta-feira (30). Os chilenos enfrentam a seleção do Haiti, enquanto os Franceses jogam contra a Coréia.

Torcida

Nem o calor de 33°C desanimou a torcida presente no Estádio da Serrinha. Os torcedores chegaram bastante animados com a competição no Centro-Oeste, e já tinha até seleção escolhida torcer. É o caso de Célio Gomes, torcedor esmeraldino que declarou torcida pelos chilenos. “Olha, essa partida é um clássico, eu vim aqui para torcer para o Chile por ser da nossa região, por ser uma equipe sul-americana; espero um grande jogo com a vitória do Chile”, comentou.

Torcedor do Vila Nova, Eduardo Santos já optou pela equipe francesa e viu a oportunidade de conhecer outros atletas mais novos de outros países. “A expectativa é muito boa, conhecer os jogadores mais jovens de 17 anos que tem a oportunidade de brilhar no futuro. Hoje vou torcer pela França por ter mais história no futebol”, relata.

Mesmo com toda crise que assola o país, a animação e o otimismo chileno contagiava. O chileno Jorge Taun saiu do seu pais só para acompanhar o Mundial e comentou sobre as expectativas para a partida e a situação de seu país. “Chile vai fazer um bom jogo; a seleção da França é uma boa equipe, mas vamos vencer. O Chile merece pelo mal momento que vive em nosso país, pelo momento político. Mas nem esse momento vai deixar que a gente apoie nossa Seleção”, afirma.

O jogo

Com maior passe de bola, a seleção francesa dominou o seu setor ofensivo e teve a sua primeira chance de gol aos 6’, com o atacante Lihadji, que desceu pelo lado direito e assustou o goleiro Fierro e chutou próximo à trave. O Chile logo deu resposta. Aos 10 minutos, o atacante Aravena recebeu bola no meio de campo e, na descida rápida, chutou da intermediária. A bola explodiu no travessão.

A seleção do Chile optou por sair no contra-ataque o que mantinha os franceses mais no setor ofensivo e com maior possibilidade de abrir o placar. Com a velocidade pelo setor direito a França chegou com, Soppy,  em descida rápida aos 14’ minutos, carregou para dentro e no momento do chute foi barrado, a dois passos da grande área pelo setor defensivo do Chile. Na cobrança da falta Aouchiche pegou muito mal, sem perigo para o goleiro chileno.


O jogo ficava bastante trucado e nenhuma das seleções impunha perigo para os goleiros. Até que aos 36’ minutos o atacante Aouchiche, recebeu a bola na intermediária, dominou, limpou a jogada do marcador e chutou para uma grande defesa do arqueiro chileno.
A França ainda chegou aos 41’ minutos em tabela pelo lado direito do Soppy com o atacante Kalimuendo-Muinga que saiu da marcação e conseguiu chutar na rede pelo lado de fora. Sem poder de finalização das duas equipes a primeira etapa terminou empatada em 0 a 0.

A volta dos vestiários mostrou a mesma pegada do etapa inicial. Aos 13’ Aouchiche disparou pela direita, recebeu passe de Mbuku e chutou uma bomba que o goleiro chileno rebateu para escanteio. Se no primeiro tempo quase não houve trabalho, os arqueiros Fierro se transformou em salvador da equipe chilena. Mas, aos 15’ minutos, a França chegou com Soppy quando Pizarro o derrubou. Pênalti para a seleção francesa. Na tranquilidade, o capitão Agoume colocou a bola na marca do pênalti e bateu do lado direito do goleiro Fierro, que não conseguiu impedir que a bola fosse parar no fundo das redes.

A equipe chilena não teve sequer tempo de assimilar o gol sofrido. Logo na sequência, Aouchiche tabelou com Lihadji, que dominou a bola e tirou do goleiro Fierro para marcar o segundo da França. Que ainda queria mais: aos 20’ minutos, Lihadji chegou na linha de fundo e chutou cruzado. Dessa vez, a bola bateu na rede pelo lado de fora.

A França chegou por mais duas oportunidades anotando o seu favoritismo dentro de campo. Fim de jogo na Serrinha, e primeira vitória francesa na competição.

Ficha Técnica
COPA DO MUNDO DA FIFA SUB-17 – FRANÇA 2 x 0 CHILE
Estádio Serrinha/Goiânia-GO

Público Pagante: 1.469
Arbitragem: Ivan Barton (SLV)
Auxiliares: David Moran (SVL) e Zachari Zeegelaar (SUR)

Cartões Amarelos: Mbuku (França); Pizarro (Chile)

Gols: Agoume e Lihadji (França)

França
Zinga; Pembele, Matsima,Kouassi e Soppy; Agoume, Aouchiche e Ahamada (Millot); Kalimuendo-Muinga (Rutter), Mbuku e Lihadji (Hassan)

Chile
Fierro; Riquelme, Gonzalez, Bruno Gutierrez e Daniel Gutierrez; Pizarro, Peres (Cruz) e Rojas; Aravena (Assadi), Oroz (Tapia) e Sepulveda

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P