Siga Nossas Redes Sociais

Copa do Mundo 2018

No sufoco, Brasil ganha da Costa Rica em São Petersburgo

Escrito em

Foi difícil, nos acréscimos, mas o Brasil venceu a Costa Rica por 2×0 na manhã desta sexta-feira (22) em São Petersburgo. A partida, válida pela segunda rodada da Chave E da Copa do Mundo da FIFA, deixou a seleção brasileira com chances de terminar a primeira fase na liderança do grupo.

O jogo
Contudo, a primeira chance de jogo foi da Costa Rica. Aos 12 minutos, em rápido contra-ataque pela direita, a bola chega para Gamboa cruzar na grande área. Celso Borges invade a grande área como elemento surpresa e bate cruzado. A bola vai para fora.

Aos 25, Neymar avança pela esquerda e recuou a bola para Marcelo, que cruzou para Gabriel Jesus finalizar. O camisa 9 brasileiro bate pro gol, mas a arbitragem marca acertadamente impedimento.

O primeiro tempo se resumiu a esses dois únicos lances. Já no segundo tempo, o Brasil voltou com o 220 Volts ligado. Aos três minutos, a seleção canarinho chegou na grande área com Paulinho, mas o goleiro Navas salvou em cima da linha.

No minuto seguinte, após cruzamento na grande área, Paulinho cabeceia na trave de Navas. No rebote, Philipe Coutinho manda de fora da área e a defesa costarriquenha tira para escanteio de qualquer maneira.

O Brasil voltou com tudo para o segundo tempo, após uma primeira etapa sem muitas chances de perigo - Foto: Getty Images/FIFA

O Brasil voltou com tudo para o segundo tempo, após uma primeira etapa sem muitas chances de perigo – Foto: Getty Images/FIFA

Aos 11, Paulinho rouba a bola no campo de ataque e cruza na medida para Neymar finalizar pro gol, mas a defesa salva novamente.

Depois desse lance, o que se viu nos minutos seguintes foi uma pressão intensa da seleção brasileira, mas a equipe costarriquenha, contando com o apoio de Navas, não deixava a bola entrar.

Em uma bobeada da defesa da Costa Rica, aos 26, Neymar rouba a bola na esquerda, traz pro meio e solta a bomba. A bola passou tirando tinta da trave de Navas, indo pela linha de fundo.

Aos 32, Neymar é bloqueado na grande área e o árbitro marca penalidade máxima. No entanto, o árbitro de vídeo é acionado e afirma que Neymar teria simulado a infração. Assim, a penalidade foi anulada.

Neymar sofre penalidade máxima, mas a arbitragem de vídeo considera simulação e cancela a infração - Foto: Getty Images/FIFA

Neymar sofre penalidade máxima, mas a arbitragem de vídeo considera simulação e cancela a infração – Foto: Getty Images/FIFA

De tanto tentar, finalmente, a rede balançou. Aos 46, após a cabeçada de Roberto Firmino, Gabriel Jesus desvia e Philipe Coutinho finaliza, por debaixo das pernas de Navas, abrindo o placar em São Petersburgo.

Nos acréscimos, aos 52, Casemiro puxou um contra-ataque pela esquerda, alcançou Douglas Costa, que cruzou para Neymar desviar de canela para as redes, ampliando o marcador e confirmando a vitória por 2×0 frente à Costa Rica.

Neymar marca o segundo gol do Brasil na partida e se desespera no gramado após vitória por 2x0 frente à Costa Rica - Foto: Getty Images/FIFA

Neymar marca o segundo gol do Brasil na partida e se desespera no gramado após vitória por 2×0 frente à Costa Rica – Foto: Getty Images/FIFA

COPA DO MUNDO DA FIFA RÚSSIA 2018 – SEGUNDA RODADA
BRASIL 2-0 COSTA RICA
22.06.2018 – ESTÁDIO SÃO PETERSBURGO – SÃO PETERSBURGO/RUS

Árbitro: Bjorn Kuipers/HOL
Público: 64.468 presentes

CARTÃO AMARELO:
Neymar, Philipe Coutinho (BRA)
Acosta (CRC)

BRASIL
Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Willian (Douglas Costa), Paulinho (Roberto Firmino), Philipe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus (Fernandinho).
Técnico: Tite

COSTA RICA
Navas; Gamboa (Calvo), Oscar Duarte, Giancarlo Gonzales, Acosta e Oviedo; Celso Borges, Guzmán (Tejeda), Brian Ruiz e Venegas; Ureña (Bolaños).
Técnico: Oscar Ramirez

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P