Copa do Mundo 2018
Croácia dá um passeio na Argentina e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo da FIFA
Escrito 7 anos atrás em
Por Rener Lopes

Argentina e Croácia se enfrentaram na tarde desta quinta-feira (21), fechando o oitavo dia da Copa do Mundo da FIFA 2018. Jogando em Nizhny Novgorod, os europeus não tiveram conhecimento dos sul-americanos e golearam por 3×0.
O jogo
Logo aos quatro minutos, quem ameaçou primeiro foi a Croácia. Perisic avança pelo lado esquerdo e chuva cruzado. O arqueiro argentino Caballero espalma, com a ponta dos dedos, indo pela linha de fundo.
Já aos 12, foi a vez da Argentina pressionar. Perez lança Messi pela esquerda, que invade a grande área e tenta finalizar, mas o goleiro croata Subasic estava de olho e salvou. No lance seguinte, Acuña acha Meza pela direita. O volante domina e solta a bomba, mas a defesa da Croácia consegue desviar a bola e ir pela linha de fundo.
O jogo começa a ficar mais faltoso, com os times abrindo – literalmente – a caixa de ferramentas. O árbitro uzbeque Ravshan Irmatov tenta acalmar o ânimo das duas equipes.
Aos 29, foi a vez da Argentina arriscar mais uma vez. A zaga da Croácia tenta afastar na grande área e, após um bate-rebate, Enzo Peres fica livre pela esquerda e finaliza para fora, perdendo a melhor chance até aqui na partida.
Três minutos depois, a Croácia finalizou com perigo. Após o passe dado por Modric pela direita, a zaga argentina bobeia e Mandzukic, sem ninguém marcando, testa firme para fora.

Modric (D) toca de maneira espetacular para Mandzukic, mas o atacante finaliza para fora, deixando de abrir o placar para a Croácia – Foto: Getty Images/FIFA
A Croácia tomou conta da partida nos minutos finais do primeiro tempo. Tanto que, nos acréscimos, aos 48, Modric recebeu um passe excelente pela esquerda, trouxe pro meio, mas isolou pela linha de fundo, perdendo a chance de abrir o placar em Nizhny Novgorod.
Mas, aos sete minutos, a rede balançou. Mercado recua a bola para Caballero, que tenta encobrir Rebic na saída de bola. No entanto, o goleiro argentino erra, o atacante croata aproveita e manda de voleio. Um golaço em Nizhny Novgorod para abrir o placar para o time europeu.

Rebic aproveita a falha bizonha do goleiro Caballero e marca de voleio, abrindo o placar para a Croácia – Foto: Getty Images/FIFA
Já aos 18 minutos, a Argentina tentou novamente. Enzo Peres avança pela esquerda e cruza para Higuain, que vira para Meza finalizar. Subasic salva em cima da linha. Messi ainda tenta bater para o gol, mas Rakitic coloca pela linha de fundo.
Sete minutos depois, o técnico Jorge Sampaoli coloca Dybala no lugar de Enzo Peres. A mudança começa a surtir efeito quando Higuain toca para Dybala, que avança pela esquerda e bate cruzado, mas a bola sobe pela linha de fundo.
Com 35 minutos, o caixão argentino foi fechado. A tabela começou com Kramaric pela esquerda. Modric recebe a bola, traz pelo meio, tira da marcação e enche o pé, no canto esquerdo do goleiro Caballero. O arqueiro ainda foi na bola, mas sem chance de defesa. Outro golaço em Nizhny Novgorod.
Cinco minutos depois, Rakitic cobrou falta pela direita e a bola foi no travessão de Caballero. Na volta, a bola é cabeceada por cima do gol, indo pela linha de fundo.
Ainda deu tempo de, nos acréscimos, aos 46, a rede balançar mais uma vez. Após um contra-ataque rápido, no três contra três, Rakitic bate pro gol. O goleiro Caballero defende e a bola volta para Kovacic. A zaga argentina ficou pedindo impedimento, mas Kovacic devolve para Rakitic, que bate para o gol, e fecha a conta em Nizhny Novgorod.
Com a categórica vitória frente à Argentina, a Croácia garante vaga na próxima fase da Copa do Mundo da FIFA. Já os argentinos brigarão pela vaga na última rodada.
COPA DO MUNDO DA FIFA RÚSSIA 2018 – TERCEIRA RODADA
ARGENTINA 0-3 CROÁCIA
21.06.2018 – ESTÁDIO NIZHNY NOVGOROD – NIZHNY NOVGOROD/RUS
Árbitro: Ravshan Irmatov/UZB
Público: 43.319 presentes
CARTÕES AMARELOS:
Mercado, Otamendi, Acuña (Argentina)
Rebic, Mandzukic, Vrsaljko, Brozovic (Croácia)
ARGENTINA
Caballero; Mercado, Otamendi e Tagliafico; Salvio (Pavon), Mascherano, Enzo Perez (Dybala), Acuña e Meza; Messi e Aguero (Higuain).
Técnico: Jorge Sampaoli
CROÁCIA
Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Modric e Perisic (Kovazic); Mandzukic (Corluka).
Técnico: Zlatko Dalic
Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).


Feiticeiro, vítima do feitiço

Em um jogo sem grandes emoções, Ceilândia e Capital empatam na ida da semifinal

Brasiliense pede e FFDF muda horário do jogo de volta da semifinal do Candangão 2025

CBF inicia venda de ingressos para Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026

Jogador e comissão do Real Brasília conseguem efeito suspensivo pelo TJD-DF
