Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Conselho Arbitral define regras para o Candangão 2024

Escrito em

Foto: Eduardo Ronque/FFDF
Colaborou Allan Barbosa

A bola já rolou no Candangão 2024. Pelo menos nos bastidores. A Federação de Futebol do Distrito Federal realizou, nesta terça-feira (07), em um restaurante do Lago Sul, o Conselho Arbitral da competição do próximo ano.

Como o regulamento do Candangão está registrado no Ministério do Esporte, as regras da edição de 2023 terão que valer para a edição de 2024. Ou seja: os dez times se enfrentam em jogos de ida, com os quatro melhores classificando-se para as semifinais, em jogos de ida e volta. Os dois piores serão rebaixados para o Candangão 2025. Os finalistas decidem o título em 180 minutos.

Por meio do sorteio, os confrontos da primeira rodada foram definidos desta maneira:

  • Gama x Planaltina
  • Paranoá x Capital
  • Real Brasília x Ceilândia
  • Brasiliense x Ceilandense
  • Santa Maria x Samambaia

As finais devem acontecer nos dias 31 de março e 07 de abril. Todas as partidas acontecerão no fim de semana, exceto a quinta rodada, que será desmembrada durante o carnaval. E é justamente na quinta rodada que teremos o clássico entre Gama e Brasiliense. Desta vez, o confronto terá mando do alviverde e deve acontecer no estádio Bezerrão, no Gama.

Indefinições

Duas questões ficaram sem resolução no Conselho Arbitral desta terça-feira. A primeira diz respeito às transmissões das partidas. Nos dois últimos anos, a TV Câmara Distrital e a TV Cultura Brasília exibiram os confrontos, com os direitos repassados pela Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos, em uma atuação pioneira. Neste momento, o campeonato não tem um detentor de direitos.

Outro ponto diz respeito ao naming rights do campeonato. Também nos dois últimos anos, o Candangão teve o patrocínio do Banco de Brasília. Segundo o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, durante a reunião, não houve nenhuma definição sobre o assunto, mas seguem as tratativas para que o BRB patrocine, por mais um ano, a competição.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P