Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Como virão os adversários dos candangos na Série D?

Escrito em

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Chegou a hora das estreias de Brasiliense e Real Brasília, representando o Distrito Federal, na série D do Campeonato Brasileiro. Os dois times entram em campo neste fim de semana.

No sábado (27), o Real Brasília visita o Capital/TO. Já no domingo (28), o Brasiliense recebe o Anápolis/GO. Os dois jogos terão transmissão da Esportes Brasília.

O campeonato é composto por oito grupos, contendo oito times em cada um deles. As equipes se enfrentam dentro das chaves, em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados avançam para a segunda fase, onde se enfrentarão em jogos de mata-mata. Quem chegar à semifinal, garante uma vaga na Série C 2025.

Os times da capital federal estão no grupo A-5, que é também composto por:

  • Anápolis(GO)
  • Crac(GO)
  • Iporá(GO)
  • União(MT)
  • Mixto(MT)
  • Capital(TO).

A EB traz um panorama de cada uma dessas equipes que enfrentarão Brasiliense e Real Brasília. Confira:

ANÁPOLIS:

O clube disputa a Série D pela segunda vez na história, sendo a última participação em 2023 onde terminou na 12ª colocação. Foi o quarto colocado do campeonato goiano e se despediu da Copa do Brasil para o Botafogo-SP, na segunda fase.

Alguns dos destaques da equipe do Anápolis são: Rithely, volante de 33 anos com passagens por Internacional e Sport, e Luís Car Winck, treinador do Anápolis e ex-jogador que teve passagens no Vasco, Internacional, Atlético Mineiro, Corinthians e figurou na seleção brasileira.

CRAC:

Crac ou Clube Recreativo e Atlético Catalano foi o 10º colocado do campeonato goiano e está retornando à Serie D, fato que não ocorria desde 2012, temporada onde foi vice-campeão perdendo para o Sampaio Correa.

Se destaca a presença do jovem Towa Arakawa, único atleta japonês a atuar no futebol brasileiro em 2024.

IPORÁ:

A equipe goiana disputa a Série D pela quinta vez, tendo como melhor atuação a edição de 2018, quando ficou na nona colocação. Em 2024 foi rebaixado no campeonato goiano.

UNIÃO RONDONÓPOLIS:

Foi o vice-campeão Mato-Grossense, perdendo o título para o Cuiabá, clube que disputa a primeira divisão do campeonato brasileiro.

MIXTO:

O elenco mais experiente do grupo, com idade média de 35 anos de idade. Ficou em quinto lugar na primeira divisão do campeonato Mato-grossense.

Um dos destaques do time é Jackie Chan, atacante que protagonizou um lance curioso quando atuava pelo Manaus, na Copa Verde. Numa partida contra o Manaus, deu um chute de longe na trave do time paraense, mas o bandeirinha se enganou e acabou marcando gol, que foi validado por engano pelo árbitro.

CAPITAL:

O time mais jovem do grupo fundado em 2012. Até 2016, a equipe se chamava Ricanato Futebol Clube.

Terminou o campeonato Tocantinense de 2024 na terceira colocação, ficando na semifinal para o Tocantinópolis, e está debutando na Série D.

P