Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Certeiro nas cabeçadas, Flamengo goleia Juventude na estreia de Cebolinha

Escrito em

Foto: Fernando Godoy/Agência EB

Na noite desta quarta-feira (20), o Flamengo venceu o Juventude por 4×0, com gols Pedro (2x), Everton Ribeiro e Lázaro a passagem por Brasília foi concluída com 100% de aproveitamento. A noite ficou marcada pela estreia do primeiro reforço do Rubro-Negro para a janela do meio do ano, Everton Cebolinha.

Com o resultado, a equipe chega a 27 pontos e se mantém na sétima posição, ficando apenas a um ponto do G-6, momentaneamente. Já o Juventude, que não vence há oito jogos, permanece na lanterna do campeonato, com 13 pontos.

O Fla volta a campo no domingo (24), às 11h, na Ressacada, contra o Avaí. Já o Jaconero, também no mesmo dia, volta a atuar em casa, às 16h, enfrentando o Ceará.

Pedro marca dois ainda no primeiro tempo e Flamengo resolve o jogo em apenas 20 minutos – Foto: Fernando Godoy/Agência EB

Primeiro Tempo

A partida começou agitada, com menos de dois minutos, Arrascaeta lançou Gabigol, que, após ser tocado, caiu na área e pediu pênalti. O árbitro mandou seguir. Os cariocas tentavam atacar muito pela direita, acionando bastante o lateral Rodinei. O domínio teve resultado, aos cinco minutos de jogo, Arrascaeta cruzou da direita e Pedro, de cabeça, completou pro gol.

Com a vantagem, os rubro-negros continuavam apertando a marcação e iam no embalo dos torcedores, que cantavam alto. Os ingressos do duelo foram esgotados no decorrer do dia. Aos dez, Gabigol ganhou a bola pela direita e cruzou na cabeça de Arrascaeta, que não pegou tão bem e perdeu a oportunidade.

Logo depois, aos onze, o Juve respondeu, em cobrança de escanteio, mas Santos fez boa defesa. Porém, um minuto após, Everton Ribeiro cruzou, novamente pela direita, para Pedro marcar seu segundo gol de cabeça na partida. O lado de Rodinei era muito explorado pelos donos da casa.

E não demorou muito para sair o terceiro, aos 17’, na repetida jogada pela direita, Gabigol cortou pro meio e cruzou na cabeça de Everton Ribeiro, que marcou mais um. Nessa altura, o Juventude parecia cada vez mais perdido em campo, enquanto se via um Flamengo avassalador.

Para tentar diminuir o prejuízo, Umberto Louzer tratou de mexer logo aos 22’ da etapa inicial, entraram Capixaba e Elton, nos lugares de Edinho e Marlon. Mesmo perdendo, os comandados de Louzer eram ousados e continuavam dando a saída de bola por baixo, situação que levou certo perigo em alguns momentos. Aos 28’, os gaúchos voltaram a assustar, em uma cobrança de escanteio, mais uma cabeçada perigosa, Santos defendeu.

A equipe vermelha e preta passou a administrar a vantagem construída, tocando e girando a bola. Aos 34’, em uma boa enfiada de Thiago Maia, Everton Ribeiro recebeu e deu um belo tapa, tentando encobrir o goleiro, César mandou pra escanteio. Três minutos mais tarde, em jogada de Gabigol, Jadson parou o camisa nove na falta, Gabi tentou bater rápido, mas se envolveu em confusão com o camisa 16, que levou vermelho direto, o atacante amarelo.

O que mais chamou a atenção na saída do meio-campista foi Gabriel mandando ‘beijinhos’ para o adversário. Com o domínio do jogo ainda maior, aos 41’, Arrascaeta cobrou falta na área adversária e David Luiz desviou, passando muito perto da trave esquerda de César. A chance foi a última com perigo do primeiro tempo.

Lázaro marca na reta final do segundo tempo e confirma vitória por 4×0 – Foto: Fernando Godoy/Agência EB

Segundo tempo

Na volta para a etapa final, Dorival promoveu a tão esperada estreia de Everton Cebolinha, a torcida foi à loucura. Além dele, Vitinho também entrou em campo, porém, dessa vez, aplaudido por boa parte do Mané Garrincha. E os dois substitutos começaram bem, criando chances e empolgando os torcedores.

Umberto Louzer também mexeu e colocou Pitta no lugar de Ricardo Bueno. Aos sete minutos, o time verde e branco teve a primeira oportunidade, em arremate de longe de Moraes, a bola passou à direita de Santos. Um minuto depois, o Fla respondeu em chute perigoso de Gabigol.

Cebolinha era bastante acionado pelo ataque flamenguista, mas demonstrava nervosismo para concluir as jogadas corretamente. Aos 12’, Arrascaeta bateu falta perigosa. Na jogada seguinte, Gabi tenta concluir, porém direto nas mãos de César. Quatro minutos depois, Arrascaeta lançou Rodinei e deixou o camisa 22 de frente pro gol, o goleiro do Juventude salvou.

O clube da Gávea não parava de atacar e aos 18’, em bola que sobrou na área, Cebolinha arriscou por cima. Em seguida, Elton arrisca de fora, passando perto da meta adversária. Eram 21’, quando Vitinho, após sobra de Gabi, bateu por cima do gol. O Alviverde respondeu arrematando mais uma de fora da área, sem perigo.

Aos 28’, Vitinho aproveitou bobeada do Juventude, partiu pro ataque e abriu em Cebolinha, no cruzamento, Cesar operou um milagre na finalização de Everton Ribeiro. Com o resultado feito, os Garotos do Ninho entraram em campo, Matheus França, Lázaro e Victor Hugo substituíram Everton Ribeiro, Gabigol e Arrascaeta.

A partir dos 35’, o duelo passou a ficar mais morno, com o Flamengo administrando a posse de bola e o Juventude sem forças para reagir. Os mandantes ditavam o ritmo do jogo e aos 39’, após cruzamento de Vitinho, Cebolinha fuzilou pro gol, mas a zaga tirou em cima da linha, na volta o camisa 11 se atrapalhou e furou.

No lance seguinte, o estreante da noite recebeu pela esquerda e cruzou para Lázaro, o camisa 13 não desperdiçou e fez o quarto do Fla na partida. O Jaconero ainda tentou seu gol de honra aos 44’, com Guilherme Parede, David Luiz tirou em cima da linha, o lance colocou um ponto final no jogo.

CAMPEONATO BRASILEIRO – 1º TURNO – 18ª RODADA
FLAMENGO 4-0 JUVENTUDE
20.07.22 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Público: 65.392 pagantes
Renda: R$ 3.642.229,50

Cartões Amarelos:
Gabigol, Léo Pereira, Thiago Maia (Flamengo)
Ricardo Bueno, Jadson, Pitta, Elton (Juventude)

Cartão Vermelho:
Jadson (Juventude)

FLAMENGO
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes (Vitinho), Everton Ribeiro (Matheus França), De Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol (Lázaro), Pedro (Everton Cebolinha)
Técnico: Dorival Júnior

JUVENTUDE
César; Rodrigo Soares, Thalisson, Rafael Foster, Moraes; Yuri Lima, Jadson, Paulo Henrique (Guilherme Parede); Edinho (Capixaba), Marlon (Elton), Ricardo Bueno (Pitta)
Técnico: Umberto Louzer

P