Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

CBF divulga tabela detalhada da Série D. Brasiliense e Gama caem no mesmo grupo

Escrito em

Nesta quarta-feira, 04, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou os grupos para a série D deste ano. Os dois representantes do DF, Gama e Brasiliense, atuais campeões e vice do Candangão, caíram no grupo 6, juntamente com equipes da Bahia, Minas Gerais e Tocantins.

Para este ano, a CBF mudou o regulamento da competição. Por conta disso, o Brasiliense, segundo colocado no campeonato estadual de 2019, precisará passar por uma fase classificatória antes de se juntar aos outros 60 clubes. O adversário será o Tocantinópolis-TO. Os intervalos de datas também estão disponíveis, de 02 de maio a 10 de maio, com o primeiro jogo sendo em Tocantins e o segundo em Brasília.

E você deve estar se perguntando porque o Brasiliense, e não outros clubes. Isso acontece porque a entidade máxima do futebol brasileiro colocou mais equipes postulantes a uma vaga na Série D e, devido ao ranking de federações, a segunda vaga de Brasília precisa ser confirmada através de um jogo mata-mata.

O Gama, que já está classificado por conta do título, espera a complementação do grupo 6, que conta com Patrocinense, Tupynambás e Caldense (MG), Palmas (TO) e Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira (BA).

Regulamento

Como citado anteriormente, as regras para o acesso mudaram. Ao invés de dezessete grupos, com quatro times em cada, agora temos oito, com oito equipes em cada. A conta dos classificados continua sendo básica: metade passam para a segunda fase. Portante, Brasiliense e Gama agora precisarão de catorze jogos para chegar a segunda parte da competição.

A mudança, é claro, também provocou um alongamento da Série D. Se, no ano passado, a final foi disputada no dia 18 de agosto, a deste ano está agendada para 22 de novembro. Como de praxe, aqueles que acederem até a semifinal estarão classificadas para a terceira divisão de 2021.

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P