Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Candangão 2018 começa em 20 de janeiro e fórmula é alterada

Escrito em

Na manhã desta segunda-feira (04), na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal, foi realizado o Conselho Arbitral do Candangão 2018. Contando com a presença de representantes de todos os 12 clubes que disputarão a competição do ano que vem, a reunião foi comandada pelo presidente em exercício da entidade, Daniel Vasconcelos, pois o titular está em gozo de férias. A competição começa dia 20 de janeiro de 2018.

Fórmula
O Candangão 2018 começa no dia 20 de janeiro e terá mudança no regulamento. Na primeira fase, os 12 times jogam entre si, avançando oito equipes para as quartas de final. Os quatro primeiros terão a vantagem de jogar em casa, bem como jogar por dois resultados iguais.

Na semifinal, os dois melhores classificados terão vantagens novamente, caso tenham conseguido na primeira fase. Já as finais serão em dois jogos, ambos no estádio Nacional Mané Garrincha. Nestes dois confrontos não haverão vantagens pré-definidas. Se houver empate nas duas partidas, a decisão será em penalidades máximas.

“Tivemos uma reunião muito boa. Todos saíram daqui satisfeitos”, garantiu o diretor técnico e de futebol da Federação, Márcio Coutinho, em entrevista à Rádio DF10, parceira da Esportes Brasília.

Sobre as vagas para Copa do Brasil e Copa Verde, uma proposta do presidente do Real Futebol Clube, Luiz Felipe Belmonte, será analisada na próxima reunião, marcada para o dia 6 de outubro. A proposta de Belmonte é que, entre os quatro primeiros lugares do Candangão 2018, os dois primeiros terão o direito a escolher sobre se disputarão Copa do Brasil ou Copa Verde. “Os clubes não podem disputar as duas competições juntas”, disse o dirigente.

Outro assunto importante é que os clubes agora serão colocados através de sorteios, sendo conhecidos por letras que os identificarão até as finais do campeonato. “Desta maneira, não acontecerá uma tabela já dita pela Federação. A definição de quem estreia será feita por sorteio”, explicou Márcio Coutinho.

Primeira reunião dos dirigentes dos times do Candangão 2018 aconteceu nesta segunda-feira, na sede da FFDF, na Asa Sul - Foto: Sérgio Porto/Agência EB

Primeira reunião dos dirigentes dos times do Candangão 2018 aconteceu nesta segunda-feira, na sede da FFDF, na Asa Sul – Foto: Sérgio Porto/Agência EB

Patrocínios
Existe a possibilidade de que a Caixa Econômica Federal possa vir a patrocinar o campeonato. Definições serão repassadas aos dirigentes no dia 06 de outubro, data da segunda reunião do Conselho Arbitral.

Já o presidente em exercício da Federação de Brasília, Daniel Vasconcelos, disse que já existem algumas coisas em andamento. “Eu, juntamente com o presidente Erivaldo Alves, vamos tratar deste assunto. Temos alguma coisa em andamento com os Correios, isto vindo pela CBF, e buscando outras alternativas de patrocínio. O motivo de anteciparmos o Arbitral, foi exatamente para termos tempo para buscarmos organizar o campeonato da melhor forma possível”, ressaltou.

Estádios
Márcio Coutinho também demonstrou preocupação com os estádios para o campeonato. O diretor de futebol da FFDF informou que vai convidar a Polícia Militar para participar das vistorias. “Estamos procurando o comando da Polícia Militar do DF para que nos acompanhe nas vistorias dos estádios. Com isso, vamos procurar adequá-los o mais rápido possível para a competição”, afirmou.

Na prática, hoje os estádios do Distrito Federal, sem contar com Serra do Lago, de Luziânia, Frei Norberto, de Paracatu, e Diogão, de Formosa, que poderiam sediar o Candangão seriam: Abadião, Augustinho Lima, Bezerrão, Rorizão e Mané Garrincha. O estádio Serejão depende de um acordo com os órgãos de segurança de Brasília para que seja utilizado somente a faixa central do local.

Internet
O diretor técnico da Federação explicou que o contrato continua com a emissora de televisão. “As duas partidas finais continuarão a ser transmitidas pelo canal de televisão que detém os direitos. Está sendo tratada uma possibilidade de que um jogo por rodada seja transmitido pela internet pela emissora. Mas nós queremos é que isso seja estendido à outros órgãos de comunicação”, contou.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

1 Comentário

1 Comentário

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    P