Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasiliense completa 21 anos. O que projeta o jacaré para o futuro?

Escrito em

Foto: Alan Rones

O Brasiliense Futebol Clube foi fundado em 01 de agosto de 2000. Ao completar seus 21 anos neste domingo (01) e atingir a maioridade, o clube candango comemora a data, mas está preocupado com o futuro. 

No seu primeiro ano de existência, o Brasiliense conquistou o título da série C do brasileiro. Em 2002, foi vice-campeão da Copa do Brasil, na disputa com o Corinthians. Em 2004, em plena Fonte Nova, em Salvador/BA, o Brasiliense alcançou o título de campeão da série B do brasileiro.

Já em 2005 disputou a série A do Brasileirão, pela primeira vez. Ao final da competição foi rebaixado para a série B de 2006. O jacaré permaneceu na segunda divisão nacional até 2010, quando foi rebaixado para terceira divisão nacional.

Desde 2014, o time tenta voltar à elite do futebol brasileiro, mas continua disputando a quarta divisão nacional. No futebol candango, o Brasiliense conquistou o título local em dez oportunidades.  

Na rápida e surpreendente história no futebol brasileiro, jogadores importantes passaram e foram destaques do clube, caso de Wellington Dias, Iranildo, Donizetti, Lúcio, Marcelinho Carioca, Vampeta, entre outros. No momento atual do clube, atletas conhecidos nacionalmente fazem parte do elenco, caso do zagueiro Preto Costa, do volante Radamés, de Jorge Henrique e Carlos Eduardo, Didira, Alan Mineiro, além do artilheiro o Amor, Zé Love. Os pratas da casa são Edmar Sucuri, Badhuga, Aldo, Julen Sandy e Peninha. 

No entanto, a situação do Brasiliense na série D 2021 está preocupando o torcedor. Com 14 pontos ganhos e ocupando a quarta posição do grupo A5, o Brasiliense vem de derrota fora de casa para a Aparecidense/GO. Pelo investimento do clube, a expectativa é que a equipe comandada pelo técnico Vilson Taddei pudesse estar repetindo a campanha de 2020, quando fechou a primeira fase da série D com o melhor aproveitamento da competição.  

Torcida, diretoria e comissão técnica do Brasiliense Futebol Clube comemoram os 21 anos de existência. E qual será o futuro do clube que brilhou logo após a criação, mas vem há sete anos tentando voltar para a série C do brasileiro? A última conquista nacional do Brasiliense foi a Copa Verde de 2020.  

No próximo sábado (07), o jacaré enfrentará o arquirrival Gama no clássico candango na série D do brasileiro, no estádio Nacional Mané Garrincha. 

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Continue Reading