Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasília, Formosa e Unaí estão fora da Segundinha 2024

Escrito em

Foto: Divulgação/FFDF

Nesta quinta-feira (18), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) realizou o arbitral da Segunda Divisão do Campeonato Candango com as presenças dos dirigentes dos clubes participantes. Os 8 participantes deste ano são: Sobradinho, Luziânia, Taguatinga, GREVAL, Botafogo, Riacho City, SESP e Legião. Os times do entorno Unaí e Formosa ficaram de fora mais uma vez do campeonato, deixando apenas o Luziânia representar o entorno do DF. Os clubes costumam participar por fazerem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Dentre os pontos discutidos, os mais importantes pra definição foram: lugares dos jogos precisam ser enviados até 14/08; mínimo de 7 bolas por jogo; início é 31/08 (4a rodada no meio de semana); máximo de 50 atletas inscritos; fórmula de disputa todos contra todos ida; semifinal ida e volta e final única (10 datas), acabando 26 de outubro; semi-final tem vantagem pros melhores colocados, primeiro e segundo; final sem vantagem; inscrição até um dia antes da última rodada; campeonato custeado pela FFDF, em um total de 165 mil reais.

O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, falou sobre o custeio da instituição na competição e sobre a dificuldade de realizar um campeonato de futebol por conta dos altos valores envolvidos. “Acho que é muito importante a entidade poder custear as despesas. A gente sabe a dificuldade que é fazer futebol, tudo muito caro. […] Então, faremos um investimento de aproximadamente 160 mil na competição, mas a gente entende que isso é necessário também pro crescimento no futebol”, garantiu o presidente.

Primeira rodada

A primeira rodada já mostrará alguns confrontos interessantes na competição, dando um gostinho do que vem na sequência. Com o prazo em aberto para os informes das equipes com o lugar dos jogos, ainda não é possível dar certeza onde cada clube mandará seus jogos. Algo que criará dificuldade na competição é o interesse mútuo em alguns clubes em mandar jogos no Bezerrão. De qualquer forma, confira a primeira rodada aqui na Esportes Brasília!

1a Rodada

Luziânia X Sobradinho

Riacho City X Legião

Botafogo-DF X SESP Brasília

GREVAL X Taguatinga

FFDF quer público nos jogos

A Federação pediu para que clubes façam jogos abertos ao público, pelo esforço que tem feito a própria FFDF para engrandecer e tornar o campeonato atrativo. Então foi pedido aos clubes que façam o possivel para fazer jogos com torcida, seja visitante ou mandante, mesmo que não se veja estádios lotados na Segundinha. Os estádios utilizados na competição ainda serão informados pelos veículos de comunicação para as torcidas.

Brasília, Unaí e Formosa fora

Outro ponto que chamou atenção no arbitral é a ausência de clubes tradicionais do Distrito Federal: Brasília, Unaí e Formosa. São 3 casos diferentes nas ausências. No Brasília, há uma dificuldade com dívidas e pagamentos, inclusive da última temporada, então o clube prefere focar no futebol de base enquanto não sana essas dificuldades financeiras. Já o Unaí passa por uma questão jurídica relacionada ao seu registro oficial. Outro time do entorno fora é o Formosa, escapando de uma punição por não participar dos campeonatos filiados por 2 anos por causa de sua participação no sub-17 ano passado.

Transmissões

A Federação terá preferência nas transmissões, mas os veículos poderam participar transmitindo com uma qualidade mínima técnica de material físico e humano, de acordo com um documento elaborado pela federação. Cada clube precisa informar se quiser repassar o mando de transmissão das suas partidas com antecedência. A Final será exclusiva da FFDF, com imagens no próprio Youtube da federação.

P