Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Associação Atlética Luziânia comemora 90 anos

Escrito em

O atual campeão candango está de aniversário. A Associação Atlética Luziânia, criada pelo mineiro de Rio Pomba, Manoel Gonçalves da Cruz, um grande desportista, comerciante, professor e pioneiro do automobilismo, completou 90 anos nesta terça-feira.

Cruz constituiu a primeira diretoria do clube, fundada em 13 de dezembro de 1926, tendo Carlos Machado de Araújo como presidente e Delfino Meireles e Paulino Lobo Filho como membros.

O Luziânia passou por grandes turbulências, contornadas quase sempre pelos dirigentes Albino Inácio e José Egídio, que corriam atrás das pessoas para assumir a diretoria, cobrando junto à imprensa posição das autoridades locais.

Estádio Serra do Lago é o palco do futebol luzianiense - Foto: Divulgação

Estádio Serra do Lago é o palco do futebol luzianiense – Foto: Divulgação

O time chegou a atuar no futebol goiano. Porém, no dia 20 de janeiro de 1995, o presidente Cecílio Sepúlveda Monteiro protocolou a nova filiação do clube junto à então Federação Metropolitana de Futebol (FMF), presidida por Tadeu Roriz.

Ao optar pelo retorno ao futebol brasiliense, o clube voltou à sua denominação de fundação, como Associação Atlética Luziânia, adotando um novo escudo: a igreja do Rosário, numa sugestão do narrador Albino Inácio e tendo novamente as cores originais no uniforme do clube: a azul celeste e o branco.

Em 2014, comandado por Ricardo Antonio, o Luziânia levantou o primeiro título do Distrito Federal, diante do Brasília Futebol Clube, em dois jogos. No primeiro, vitória do time goiano por 3×2. No segundo, derrota por 1×0. Como fez a melhor campanha da primeira fase na ocasião, teve a vantagem do empate no placar agregado.

Luziânia conquistou bicampeonato candango em 2016 - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Luziânia conquistou bicampeonato candango em 2016 – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Dois anos depois, novamente comandado por Ricardo Antonio, o Luziânia levantou o segundo título do Distrito Federal, desta vez, vencendo o Ceilândia Esporte Clube em duas partidas: 2×0 e 1×0.

Atualmente, o time é presidido por Fábio Silva. Daniel Vasconcellos, que dirigiu o time nas duas conquistas do Campeonato Brasiliense, foi eleito como primeiro vice-presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P