Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Após passagem pelo Brasiliense, Douglas anuncia aposentadoria do futebol

Escrito em

Foto: Julio César Silva/Agência EB

Libertadores? Que nada. O “maestro pifador”, “último 10”, ou só Douglas, como preferir, anunciou a aposentadoria do futebol nesta segunda-feira (26), em uma entrevista à jornalista Débora de Oliveira.

Após rápida passagem pelo Brasiliense, onde anotou três gols na temporada 2020 (um no Candangão e dois no Brasileirão Série D), Douglas rescindiu o contrato com o Jacaré alegando ter uma proposta de um time que disputava a Taça Libertadores da América. No entanto, o destino do, agora, ex-meia, foi justamente a aposentadoria.

Douglas encerrou carreira depois de jogar o Candangão 2020 e o Brasileirão Série D com as cores do Brasiliense – Foto: Rafaela Felicciano/Metropoles

Douglas começou a carreira em 2001 no Criciúma/SC. Na primeira passagem pelo clube catarinense, disputou 125 jogos e marcou 15 gols. Entre 2004 e 2005, o ex-meia teve uma passagem pelo futebol turco, no Caykur Rizespor, sem muito sucesso.

Em 2008, após retornar ao Criciúma/SC e passar pelo São Caetano/SP em 2007, sendo vice-campeão paulista ao perder para o Santos de Luxemburgo na final, Douglas chegou ao Corinthians com a missão de resgatar o clube da Série B, após o primeiro e único rebaixamento do clube na história. Na primeira passagem com a camisa do “Timão” foram 68 jogos e 12 gols marcados, além do título do Campeonato Brasileiro da Série B de 2008 e da Copa do Brasil de 2009.

Já em 2010, após uma rápida passagem pelos Emirados Árabes, o “último 10” desembarcou em Porto Alegre para jogar no Grêmio. Nesta primeira passagem pelo clube gaúcho, Douglas marcou 25 gols em 116 jogos, alcançando uma convocação para a Seleção Brasileira em 2010, sob o comando de Mano Menezes.

Em 2012, o ex-meia retornou ao Corinthians, onde foi campeão da Libertadores, do Mundial e da Recopa Sul-americana, além do Campeonato Paulista de 2013. Já em 2015, após uma passagem pelo Vasco, Douglas retornou ao Grêmio no momento mais marcante da carreira. O “maestro pifador” tirou o clube da fila ao participar da conquista da Copa do Brasil de 2016. Depois, em 2017, fez parte do elenco campeão da Libertadores, mesmo tendo sofrido uma grave lesão no joelho.

Douglas ainda passou pelo Avaí/SC em 2019, antes de chegar ao planalto central para defender as cores do Brasiliense. No Jacaré foram apenas nove jogos com três gols. Na carreira, Douglas disputou 750 jogos, onde marcou 111 gols.

Gabriel Spies é jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e é comentarista das transmissões de rádio e televisão da Esportes Brasília.

P