Siga Nossas Redes Sociais

EB Pelo Brasil

EB pelo Brasil: “Galo Doido”

Escrito em

Se fosse em outros tempos, sem as novidades do fim da acentuação diferencial, poderia valor também um Galo que serve para machucar os rivais. Neste instante, porém, ficamos mesmo no Galo enlouquecido, enlouquecedor, que vem fazendo sua galera vibrar a cada rodada do Brasileiro, comandado por um não menos louco Jorge Sampaoli.

O alvinegro mineiro, único representante das Minas Gerais este ano na Série A do Brasileiro, vem mostrando um futebol para lá de atraente e agradável neste início do torneio. Os mais críticos dirão que sua tarefa está facilitada pelo fato de que, entre os times que disputam efetivamente o título nacional, o Atlético Mineiro ser o único que tem apenas o Brasileiro – o que é verdade, afinal, foi eliminado precocemente da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Mas… Conhecem aquela velha história do “quem não tem competência, não se estabelece”? Pois é…

O Atlético Mineiro não tem culpa se Flamengo, Palmeiras e Internacional (para citar apenas os perseguidores mais próximos) estão em outras competições. Montem times, diria a cartolagem mineira. O que Sampaoli vem fazendo, com inteligência, é justamente isso: aproveitar que os outros se dividem e fica concentrado, 100%, no Brasileiro. Por isso, entre outras razões, é o único time com aproveitamento integral quando manda seus jogos em seu estádio. E isso faz uma grande diferença, podem acreditar.

Não vou fazer como alguns divulgadores de informação (me recuso a chamar de jornalistas, mesmo porque muitos não o são) que, neste fim de semana, já decretaram que apenas o Atlético Mineiro e o Flamengo (que parece estar engrenando) brigarão pelo título nacional deste ano. Exagero. Estamos apenas no primeiro terço das 38 rodadas e muita água vai rolar sob esta ponte. Mas como recebem um microfone nas mãos (ou na lapela) e precisam falar…

O que se pode ter certeza, mesmo, é que este Galo do Sampaoli é doido e doido – para os adversários.

Vicente Dattoli é jornalista residente no Rio de Janeiro e já escreveu em diversos jornais do Brasil, como o Jornal de Brasília, além de cobrir inúmeras competições nacionais e mundiais.

P