Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

Os melhores e os piores momentos da primeira semana dos Jogos Rio 2016

Escrito em

E deu “zika” em alguns resultados dos Jogos Rio 2016, no balanço dos primeiros dez dias de competições. Embalados pela torcida vibrante que vem lotando as instalações olímpicas, pouco a pouco, os atletas comemoram ou vão se despedindo, às vezes precocemente do tão sonhado pódio. Entre aplausos e vaias, que até já foram motivos de críticas pela mídia internacional, o torcedor brasileiro está em casa e quer mesmo participar desse momento histórico do esporte mundial.

Quem poderia imaginar que o número um do tênis, Novak Djokovic fosse se despedir das quadras no primeiro jogo da primeira rodada, contra o argentino Juan Martin Del Potro. E nossa esperança na ginástica artística, Jade Barbosa que se lesionou em sua apresentação solo e teve que abandonar a competição. E o torcedor brasileiro não deixou barato o fato da goleira da seleção norte americana, Hope Solo, ter postado na web uma foto em que aparecia toda equipada com um verdadeiro arsenal contra o mosquito da zika, antes de embarcar para o Brasil. Mesmo tendo se desculpado pela brincadeira de mau gosto ao chegar na cidade do Rio de Janeiro, não foi poupada pelos torcedores.

Estados Unidos e Suécia jogam nesta sexta-feira (12), no Estádio Mané Garrincha. Melhor para as suecas que passaram nos pênaltis - Foto: André Borges/Agência Brasília

Estados Unidos e Suécia jogam nesta sexta-feira (12), no Estádio Mané Garrincha. Melhor para as suecas que passaram nos pênaltis – Foto: André Borges/Agência Brasília

E o que falar de Michael Phelps, jovem prodígio da natação norte americana, que conquistou nas piscinas cariocas, nada mais, nada menos, do que cinco medalhas de ouro e uma de prata e com esse feito encerra sua carreira vitoriosa. Outra atleta dos Estados Unidos que monopolizou os holofotes com seu jeito gracioso, técnica, potência física, saltos precisos e chegadas cravadas foi a pequena notável da ginástica artística, Simone Biles que já tem por enquanto, três medalhas de ouro.

Equipe norte-americana com Michael Phelps (D) ganha ouro no revezamento 4 por 200m, nos Jogos Rio 2016 - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Equipe norte-americana com Michael Phelps (D) ganha ouro no revezamento 4 por 200m, nos Jogos Rio 2016 – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nossos aplausos para as conquistas dos nossos atletas que estão brigando por medalhas e pela vitoriosa Rafaela Silva que superou o trauma de 2012 e conquistou o ouro no judô peso leve. Diego Hipólito da ginástica artística e Felipe Wu do tiro esportivo ficaram com a prata e Artur Mariano da ginástica artística, Mayra Aguiar e Rafael Silva do judô conquistaram o bronze.

O record mundial e olímpico dos 400 metros raros masculino foi a grande surpresa do atletismo até agora. O atleta sul-africano Van Niekerk Wayde fez a marca de 43.03. E quando o mundo chegou a pensar que dessa vez o jamaicano Usain Bolt perderia a tão esperada prova dos 100 metros, eis que Bolt ultrapassa a linha de chegada como um raio, em primeiro lugar, após fantástica recuperação por ter largado mal. A pista de atletismo do Estádio do Engenhão foi palco de um momento dramático que emocionou o mundo. A corredora da Etiópia Etenesh Diro participava da prova de classificação dos 3000 metros com obstáculos, quando levou um tombo, perdeu a sapatilha, mas se levantou, seguiu na corrida e conseguiu se classificar para a final.

Quantas emoções de alegrias e tristezas foram vividas e transmitidas nos primeiros dias dos Jogos. O esporte educa e ensina. Ensina que devemos respeitar nosso adversário, que jamais devemos desistir, que fazer ajustes no caminho faz parte da nossa jornada, que a confiança e a esperança são fundamentais para nossa vitória ou fracasso, no entanto, precisam estar acompanhadas de determinação e muito esforço. Ainda teremos fortes emoções pelos próximos dias.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P