Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

A apoteose do samba dará lugar à Maratona dos Jogos Rio 2016

Escrito em

A maratona dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá largada e chegada no Sambódromo do Rio de Janeiro. Com um cartão postal de dar inveja, sob os braços abertos do Cristo Redentor e cenários inspiradores, a maratona vai percorrer 42 quilômetros passando pela orla da zona sul do Rio, bem como pela região central do Rio, recentemente revitalizada. Lembrando que a tradição de uma maratona terminar em um estádio olímpico só foi quebrada nos Jogos de Atenas 1896 e 2004.

Os 16 mil espectadores esperados poderão assistir, das arquibancadas do Sambódromo, a passagem dos atletas que percorrerão 600 metros da avenida rumo à linha de chegada. A prova acontecerá no último dia das Olimpíadas e é uma das mais esperadas dos Jogos. Dentre os principais nomes da maratona temos o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, que, no entanto, anunciou que correrá metade da prova.

Segurança
A maratona do Rio certamente concentrará um dos maiores efetivo de segurança para os Jogos. Contará com especialistas em ações terroristas, esquadrões antibombas e das principais forças armadas brasileiras, que estarão espalhados ao longo do trajeto. A exemplo do ataque terrorista ocorrido durante maratona de Boston em 2013, vários agentes de segurança brasileiros irão observar o esquema de segurança da maratona de Boston, bem como de outras famosas maratonas internacionais com o objetivo de prepararem eficiente estratégia de segurança para a competição.

Essa iniciativa faz parte do novo “Programa de Observadores” anunciado durante a reunião da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesrio2016) em março de 2015.

Maratona será iniciada do Sambódromo do Rio - Foto: Paulo Mumia/Rio 2016

Maratona será iniciada do Sambódromo do Rio – Foto: Paulo Mumia/Rio 2016

Memória olímpica
O atletismo é o esporte que melhor retrata o lema olímpico, Citius, Altius, Fortius (“o mais rápido, o mais alto, o mais forte”, na tradução do latim) e marca presença desde a primeira edição dos Jogos da Antiguidade, em 776 a.C. Naquele ano, Corebus de Elis se tornaria o primeiro campeão olímpico ao vencer uma prova chamada Stadium, uma corrida em um percurso de 192 metros.

Durante os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, o paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a prova de maratona até o quilômetro 36 quando foi atacado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Vanderlei contou com a ajuda de um espectador, o grego Polyvios Kossivas, para se livrar do agressor e concluir a corrida. Conseguiu chegar em terceiro lugar, garantindo a medalha de bronze.

Percurso da Maratona do Jogos Rio 2016
A largada da maratona olímpica será na Praça da Apoteose, de onde os atletas partem pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco até o Aterro do Flamengo, dando três voltas entre o Museu de Arte Moderna (MAM) e a sede naval do Botafogo. Depois, os corredores seguem até a Praça Mauá, através da Rua Primeiro de Março e da avenida Rodrigues Alves, e retornam pela Presidente Vargas até o Sambódromo. No evento-teste, os atletas encontrarão obras principalmente na Avenida Rio Branco e na Zona Portuária, onde estão em construção passeios públicos.

O percurso irá passar pelos seguintes pontos turísticos:Museu do Amanhã; Praça Mauá; Teatro Municipal; Museu de Arte Moderna (MAM); Enseada de Botafogo.

Três provas poderão ser assistidas gratuitamente durante as Olimpíadas Rio 2016, chamada provas de rua: maratona olímpica, marcha atlética e triathlon. Fique de olho no calendário das provas.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P