Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Universo/Brasília é confirmado no NBB 11 e coloca DF na elite do basquete nacional

Escrito em

Após um ano sem representantes no maior torneio de basquete nacional, o Distrito Federal está confirmado para a temporada 2018/2019 do NBB CAIXA. A confirmação veio neste sábado, após a reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete. O Universo/Brasília, que retorna às quadras após os títulos de 2007 e 2009/2010, está ao lado de outros 13 esquadrões em busca do título.

Como antecipado pela Esportes Brasília no último dia 26, Bernardo Bessa, gerente geral da equipe, já havia garantido a aprovação dos documentos e toda a documentação exigida pela LNB. Mesmo com a estreia marcada para Outubro, Bessa pretende apresentar o elenco no próximo mês e nomes fortes, como o do ala Arthur Belchor, que atuou pelo Vitória no ano passado, são especulados no Universo/Brasília.

Outro grande aliado que volta ao NBB e o ginásio da Asceb. Acostumado com grandes jogos, a arena foi a casa do Brasília Búfalos, que disputou a Liga Ouro do ano passado. Agora, o caldeirão pode desfrutar de grandes jogos do maior torneio de Basquete do país novamente.

Clube tetracampeão do Campeonato Brasileiro de basquete, o Corinthians, campeão da Liga Ouro em 2018, também retorna à elite após 22 anos parado. O vice campeão, São José, é outro que foi confirmado no NBB. Com isso, a cidade de São Paulo, após duas temporadas, marca presença na décima primeira edição do campeonato.

Em relação à temporada passada, Caxias do Sul e Vitória saíram da competição por falta de recursos e garantias financeiras. Enquanto a equipe do sul do país fez a melhor campanha da história, o quinto lugar geral, os baianos foram eliminados na primeira rodada dos playoffs. Elas se juntam ao Campos Mourão, que foi rebaixado para a Liga Ouro.

Ao todo, serão 14 equipes de cinco estados diferentes, além do Distrito Federal. São eles, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

Campeão na temporada passada, o Paulistano abre o NBB contra o Mogi das Cruzes no dia 13 de Outubro, às 14h, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo/SP. Nos próximos dias, o departamento Técnico da LNB divulgará a tabela completa da competição.

Como na temporada passada, apenas uma equipe será rebaixada para a Liga Ouro, assim como uma equipe será promovida à elite .

Confira as equipes participantes do NBB Caixa 2018/2019

Sendi/Bauru Basket (SP)
Botafogo (RJ)
Basquete Cearense (CE)
Universo/Brasília (DF)
Corinthians (SP)
Flamengo (RJ)
Sesi Franca (SP)
Joinville/AABJ (SC)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Paulistano/Corpore (SP)
Pinheiros (SP)
São José Basketball (SP)
Vasco da Gama (RJ)

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P