Basquete
Universo Brasilia estreia no NBB11 com clássico na capital federal
Escrito 7 anos atrás em
Por Gabriel Lima

Na manhã desta segunda-feira (20), o Universo/Brasília conheceu o caminho para voltar a brilhar no cenário nacional. Já na estreia, a equipe volta a viver o clássico que decidiu dois NBBs e uma liga Liga Sul-Americana de Basquete, além do Campeonato Brasileiro de Basquete de 2008. No dia 15 de no outubro, os brasilienses recebem o Flamengo. A última vez que esse confronto aconteceu foi em 2016/2017, quando o time da capital perdeu o 1patrocinador Master e deixou o NBB.
As duas equipes dominaram o basquete brasileiro durante oito anos, quando o Universo levantou quatro taças nacionais e o Flamengo subiu no lugar mais alto do pódio em cinco oportunidades. Dessas, duas finais foram do NBB e uma do antigo Campeonato Brasileiro Masculino foram decididas entre os esquadrões, com os cariocas levando a melhor em duas oportunidades (2008 e 2008/2009 – NBB 1). Os brasilienses se sagraram campeões em 2009/2010, no NBB 2.
Em 2016/2017, último ano do Brasília na elite do basquete nacional, foram dois confrontos entre as equipes, com duas vitórias para o UniCEUB, 95×83 na capital e 77×71 no Rio de Janeiro. Naquele ano, ambos times foram eliminados pelo Bauru-SP, que, mais tarde, se tornaria a primeira terceira equipe vencedora do torneio – até aquele momento, somente os brasilienses e os cariocas haviam sido campeões.
Antes de encerrar o vitorios vínculo com o basquete de Brasília, a Universo ainda levantou o título da Liga das Américas de 2008/2009 após vitória sobre o Halcones Xalapa, do México. Após o sucesso, a Universidade apostou na modalidade em Belo Horizonte e na Bahia, onde esteve patrocinando o Vitória no último NBB.
No ano em que o UniCEUB se transformou no principal patrocinador da equipe, a rivalidade se estendeu para a América do Sul. Em 2010, em uma final de jogo único, disputada no Rio de Janeiro, o Brasília derrotou o Flamengo por 96×86 e conquistou a Liga Sul-Americana de Basquete.
Após o confronto contra o maior campeão da história do NBB, o Universo/Brasília encara outra equipe histórica no cenário do basquete nacional. No dia 24 de outubro, os brasilienses viajam para São Paulo e medem forças contra o Corinthians, campeão da Liga Ouro de 2017/2018 e que retorna a elite do basquete nacional após 21 anos.
Depois de estrear em casa, o Universo Brasília realiza dois jogos fora de casa: enfrenta o Corinthians e o Mogi das Cruzes, em São Paulo/SP.
Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
