Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

CBB tira chancela da Liga Nacional de Basquete: veja como times candangos se posicionaram

Escrito em

A Confederação Brasileira de Basquete divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (29), informando que, após a realização de assembleia geral, retirou a chancela das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete: o NBB e a LDB.

Com isso, somente competições realizadas pela CBB passariam a ser reconhecidas pela Federação Internacional de Basquete (FIBA). Em 2023, foi realizado o Campeonato Brasileiro, considerado como segunda divisão da modalidade. O título foi do Cruzeiro/MG.

O Novo Basquete Brasil se encaminha para a 16ª edição. Já a Liga de Desenvolvimento de Basquete está em plena disputa. Dois times do Distrito Federal participam das competições: o Brasília Basquete e o Cerrado Basquete.

A reportagem da Esportes Brasília procurou os dois times para que eles se posicionassem a respeito dessa notícia que caiu como uma bomba no basquete brasileiro. O presidente do Cerrado Basquete, Dimitri Rodrigues, afirmou que o time já está se preparando para a próxima temporada do NBB e que acredita e que trabalha, sempre prezando pelo bom senso.

“Entendemos que o melhor caminho para o basquete brasileiro seja que os clubes, unidos através da Liga Nacional, sigam na gestão da divisão de elite do basquete nacional. O NBB e a LDB são competições que deram certo, que crescem ano após ano, e que entendemos não haver nem um motivo plausível para que pensemos nesse retrocesso. O basquete brasileiro precisa de união, de fortalecimento dos seus clubes, de condições melhores aos profissionais e atletas que escolheram esse esporte como profissão e só conseguiremos isso através de união entre as entidades. Não é momento para querermos dividir e sim momento de somar esforços em prol do basquete brasileiro”, afirma o dirigente do Cerrado Basquete.

A EB também procurou a diretoria do Brasília Basquete para que emitisse uma opinião a respeito da chancela do NBB. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta do tricampeão brasileiro de basquete. O espaço segue aberto e será atualizado quando chegar algum posicionamento.

Já a Liga Nacional, por meio de nota oficial, afirmou que “os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil”. E que mantém uma “posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte.”

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P