Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Vem aí a segunda divisão do Candangão 2017

Escrito em

Os 12 times que participarão de mais uma edição da segunda divisão do Campeonato Brasiliense se reuniram nesta segunda-feira (06), na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal.

No entanto, Cruzeiro e Planaltina DF não encaminharam representantes à reunião. Os clubes encaminharam documentos apresentando motivos do não comparecimento e ratificando todas as definições.

Outro problema foi a ausência de representantes do C.R. Guará. O presidente do Ceilândia, Ari de Almeida, informou que teria uma procuração para representar o presidente do lobo guará, Fábio Simão. Contudo, a diretoria jurídica da FFDF informou que o documento não tem validade e, desta maneira, não teria representante oficial.

Arbitral da segunda divisão do Candangão 2017 foi realizado nesta segunda-feira, na sede da FFDF - Foto: Rener Lopes/Agência EB

Arbitral da segunda divisão do Candangão 2017 foi realizado nesta segunda-feira, na sede da FFDF – Foto: Rener Lopes/Agência EB

Quando a bola rola?
O presidente do Brazlândia, Moacir Ruthes, em um dos momentos mais acalorados da reunião, pediu o adiamento da abertura da segunda divisão, por conta da falta de estádios disponíveis para as partidas.

“Caso não seja adiado o início, estou retirando o time do Brazlândia da competição”, ameaçou Ruthes. No entanto, após consulta aos dirigentes presentes, foi definido o adiamento para o dia 03 de junho.

A data ainda não pode ser cravada por um alerta dado pelo diretor jurídico Antônio Teixeira, ex-presidente do Bolamense: “Nenhum conselho arbitral pode passar por cima de decisões de uma assembleia geral. Assim, o campeonato tem que começar em uma data aprovada pelos clubes, ou seja, 13 de maio”, disse.

Ou seja, não se sabe quando começará efetivamente a segunda divisão. A data deve ser definida na próxima segunda-feira (13), quando as equipes voltam a se reunir para a segunda parte do Conselho Arbitral.

Fórmula de disputa
De acordo com o Estatuto do Torcedor, a fórmula de um campeonato só pode ser alterada após dois anos de uso desta maneira de disputa. Assim, a fórmula de 2016 será repetida.

As 12 equipes foram divididas em duas chaves de seis times, cada. As chaves se enfrentam em partidas de ida, totalizando seis rodadas. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, com o primeiro de um grupo enfrentando o segundo de outro em partidas de ida e volta. A final será em jogo único com os dois vencedores e, automaticamente, classificados para a primeira divisão em 2018.

Para confirmar a participação, as equipes devem entregar a documentação até esta sexta-feira (10) na sede da FFDF.

Confira as chaves:
Grupo A
– Bolamense
– Capital
– Ceilandense
– Guará
– Samambaia
– Sociedade Planaltina

Grupo B
– Botafogo/DF
– Brazlândia
– CFZ Brasília
– Cruzeiro
– Legião
– Planaltina/DF

Confira a primeira rodada, com a data e horário a ser definido:

– Bolamense x CFZ Brasília
– Sociedade Planaltina x Planaltina/DF
– Samambaia x Botafogo/DF
– Ceilandense x Cruzeiro
– Capital x Brazlândia
– Guará x Legião

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P