Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Invicto, Luziânia despacha Gama nos pênaltis e está na final do Candangão

Escrito em

Colaborou Rener Lopes

Para mais de dez mil pessoas, que foram ao estádio Bezerrão na noite desta quarta-feira (27), Gama e Luziânia fizeram a melhor partida do Candangão 2016. Os gols saíram no primeiro tempo e o placar, assim como no jogo de ida, ficou em 1×1. A partida foi para as penalidades máximas e, no fim das contas, o azulino goiano confirmou a invencibilidade na competição e garantiu vaga nas finais do torneio ao vencer o periquito por 5×4.

O jogo
O jogo começou frenético. O Luziânia tentou primeiro com Aldo, mas sem sucesso. No lance seguinte, a resposta do Gama foi imediata. Rafael Grampola foi derrubado na área por David e o árbitro Rodrigo Raposo marcou a penalidade máxima. O próprio Rafael Grampola cobrou a penalidade aos três minutos e abriu o placar para o alviverde.

Rafael Grampola abriu o placar para o alviverde logo a dois minutos de jogo - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Rafael Grampola abriu o placar para o alviverde logo a dois minutos de jogo – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

A partida continuou equilibrada e, aos 18 minutos, Ralph cruza para Rafael Grampola cabecear, para defesa surpresa de Edmar Sucuri. O azulino pressiona e, cinco minutos depois, Willian Saroa bate para o gol. Pereira defende, a bola vai na trave e, em seguida, sobra para Rodriguinho finalizar. Mas a arbitragem marca impedimento, invalidando o gol.

De tanto tentar, o Luziânia chega ao gol aos 33 minutos da primeira etapa. Alcione cruza na esquerda e Aldo, de cabeça, coloca a bola na saída do arqueiro gamense. É o empate azul no Bezerrão.

Aldo empata o jogo no Bezerrão. Resultado leva vaga para ser decidida nos pênaltis - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Aldo empata o jogo no Bezerrão. Resultado leva vaga para ser decidida nos pênaltis – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Na segunda etapa, as duas equipes continuaram buscando o gol. Logo a um minuto, Dan avança pela esquerda e finaliza para o gol. Pereira defende e, na volta, Thompson chuta forte, mas a bola vai para fora.

Aos seis, Dan tabela com Rodriguinho, que devolve para Dan encher o pé, mas a bola vai na rede do lado de fora. Depois desse lance, o jogo perdeu em qualidade. Mas, aos 25, o técnico Arthur Bernardes, do Gama, coloca Fábio Gama e deixa o alviverde mais incisivo no ataque. As duas equipes tentaram ainda chegar aos gols adversários, mas sem sucesso.

Jogo ficou truncado em todo o segundo tempo. Como a rede não balançou, decisão foi para os pênaltis - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Jogo ficou truncado em todo o segundo tempo. Como a rede não balançou, decisão foi para os pênaltis – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Sem acréscimos, aos 45 minutos, o árbitro Rodrigo Raposo encerrou a partida e, como houve empate no primeiro jogo, em 1×1, e devido à ausência de vantagem – de acordo com o regulamento -, a decisão foi para as penalidades máximas.

AS COBRANÇAS DOS PÊNALTIS
O capitão Tiago Gaúcho cobrou o primeiro para o Gama e isolou a bola. Já Rafael Grampola, Glaybson, Héricles e Pedrão marcaram para o alviverde candango. Para o Luziânia, Dan, Thompson, William Sarôa, Aldo e Alcione converteram as cobranças fazendo, encerrando a partida em 5×4 e classificando o time luzianiense.

Jogadores do Luziânia foram comemorar com os torcedores goianos nas arquibancadas do Bezerrão - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Jogadores do Luziânia foram comemorar com os torcedores goianos nas arquibancadas do Bezerrão – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

“Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar, mas conseguimos passar e agora já é pensar nas finais frente ao Ceilândia. Será um grande adversário”, disse o treinador Ricardo Antônio, do Luziânia, que levou a equipe do entorno para a série D de 2016 e 2017, Copas Verde e do Brasil de 2017.

“Infelizmente alguém tinha de perder e infelizmente fomos nós. Agora é levantar a cabeça e pensar no Paysandu na terça-feira, pela Copa Verde”, ressaltou o goleiro gamense, Pereira.

O experiente Rodriguinho, do Luziânia, e que já passou pelo Gama, desabafou: “Eles falaram um monte de bobagem durante a semana. Aqui não tem um monte de babacas e sim profissionais, pais de família e estamos classificados. Tenho um processo contra o Gama, mas queria ter era contra o Tonhão, presidente do clube, por ser um amador no futebol”, falou.

O gerente de futebol do Gama, Paulo Araújo, reclamou bastante da arbitragem de Rodrigo Raposo: “Ele errou contra nós, pois o Rodriguinho botou a mão na bola no gol deles. Ainda não marcou pênalti do Fábio Gama e ainda não deu nenhum acréscimo no final da partida. O futebol de Brasília merece isso”, contou.

O Gama agora se volta para a Copa Verde onde disputa o título frente ao Paysandu, dias 3 de maio e 11 de maio. Primeiro jogo em Belém/PA.

Já o Luziânia já volta ao campo neste sábado, às 16h20, no Mané Garrincha, nas disputas do título candango diante do Ceilândia. O jogo da volta será dia 7 de maio, também no Mané Garrincha, no mesmo horário.

CAMPEONATO BRASILIENSE – SEMIFINAIS
GAMA 1-1 LUZIÂNIA – TEMPO NORMAL
GAMA 4-5 LUZIÂNIA – PENALIDADES MÁXIMAS
28.04.2016 – ESTÁDIO BEZERRÃO

Público: 5.526 pagantes
Renda: R$ 56.206,00
Cartões amarelos: João Paulo, Ralph, Fábio Gama (Gama); Edmar Sucuri (Luziânia)

GAMA
Pereira; Dudu Gago, Pedrão, João Paulo e Ralph (Fábio Gama), Tiago Gaúcho, Lucas Judvan (Paulo Roberto), Michel Pires e Glaybson; Rafael Grampola e Roberto (Héricles).
Técnico: Arthur Bernardes

LUZIÂNIA
Edmar Sucuri; David, Rodrigo Barros, Peri e Alcione; Thompson, Aldo, Allanzinho (Tatuí) e Rodriguinho; Willian Saroa e Dan.
Técnico: Ricardo Antônio

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P