Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Gama vence Santa Maria “fora de casa” e confirma vaga nas quartas de final

Escrito em

Santa Maria e Gama se enfrentaram no estádio Bezerrão na tarde deste domingo (20). O alviverde venceu por 1×0, gol marcado por Eduardo. O jogo foi marcado por protestos da torcida gamense e pela estreia do técnico Arthur Bernardes pelo time visitante.

Eduardo marca o gol único da partida e confirma classificação do Gama para a próxima fase - Foto: Divulgação/SEGama

Eduardo marca o gol único da partida e confirma classificação do Gama para a próxima fase – Foto: Divulgação/SEGama

O jogo
Sob nova filosofia implementada pelo técnico Arthur Bernardes o time do Gama evitava rifar a a bola, tocando em passes curtos para saídas rápidas, o que nos primeiros minutos ajudou o Santa Maria que fazia marcação pressão frente área adversária.

Aos sete minutos, em contra-ataque rápido, Dudu Gago cruza para Formiga, que cabeceia para defesa de Hanz. Na batida de escanteio, depois de trapalhada da defesa do Santa Maria, a bola sobra para Eduardo que manda pro fundo das redes, abrindo o placar para o Gama.

Depois do gol, por conta de uma lesão no músculo inferior da coxa, Rafael Grampola é substituído por Raone.

O Gama continuou insistindo nos cruzamentos pelas laterais e nas tabelas pelo meio de campo, mas sem chances claras de finalização. Aos 30, depois de boa trama na intermediária, Fábio Gama lança a bola para Raone, que não alcança por pouco, deixando a bola para para o goleiro Hanz, do Santa Maria.

Aos 33, o grená candango pede uma falta no meio-campo em roubada de bola. O juiz manda seguir e o Gama chega na cara do gol. Na hora de finalizar, Formiga manda na rede pelo lado de fora.

Nesse jogo corrido, o ponto de criatividade do Santa Maria se concentrava em Gordo, que armava as jogados pelo meio, flutuando também pelos lados, sofrendo e cobrando as faltas e escanteios.

Na segunda etapa, o Santa Maria voltou ligado na “marcação pressão” na defesa adversária. Tanto que levou perigo nos chutes de fora da área. Além disso, o grená mantinha o domínio das jogas ofensivas.

Aos 20 minutos, Adelso faz fila no meio campo e manda para Lucas, que coloca a bola no travessão. Na sobra, Gordo – de frente pro gol – manda pra fora.

Mesmo fazendo todas as alterações, o Gama não levava perigo sequer à área de ataque, diante da marcação adversária. Por outro lado, o Santa Maria tinha dificuldades de converter o volume de jogo em finalizações pro gol. Aos 36, Maycon tem chance clara, enche o pé, mas manda pra fora.

Depois do apito final, ao contrário dos costumeiros aplausos, veio uma vaia em uníssono. Com a vitória, o Gama confirmou a classificação para a próxima fase do Candangão 2016. O Santa Maria ainda luta para ficar entre os oito primeiros.

Protesto
Torcedores gamenses estenderam faixas de protesto durante o primeiro tempo da partida. Ao saberem da notícia de que o Campeonato Brasiliense de Futebol Americano terá jogos realizados no Bezerrão (Clique aqui e saiba mais), a torcida organizada da equipe levou faixas com os dizeres: “Futebol Americano, não. O Bezerrão é do Gamão”.

Faixas estendidas pelos torcedores gamenses em protesto contra os jogos do futebol americano no Bezerrão - Foto: Divulgação/SEGama

Faixas estendidas pelos torcedores gamenses em protesto contra os jogos do futebol americano no Bezerrão – Foto: Divulgação/SEGama

A diretoria do alviverde também agiu e divulgou, através das redes sociais, um protesto sobre a liberação do estádio para as partidas da bola oval.

A Esportes Brasília procurou a Secretaria de Esportes e a Federação Brasiliense de Futebol Americano. Até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta das entidades sobre o protesto.

CAMPEONATO BRASILIENSE – 9ª RODADA
SANTA MARIA 0-1 GAMA

Público: 2.181 pagantes
Renda: R$ 19.660,00
Cartões Amarelos:
Pedrão, Raone (Gama)

SANTA MARIA:
Hanz; Raphael (Bahia), Moacri, Bruno e Adelso; Maike, Val, Lucas (Jean) e Gordo; Gazito e Maycon (Guga).
Técnico: Christian Ramos

GAMA:
Pereira; Dudu Gago, Pedrão, Eduardo e Lucas; Makeka, Michel Pires e Fábio Gama; Hériclis (Marlos), Rafael Grampola (Raone) e Formiga (Dodô).
Técnico: Arthur Bernardes

Continue Reading
Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

P