Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

Esgrima: entre o florete, sabre ou a espada

Escrito em

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas, conhecidas como florete, sabre e espada, para atacar e defender. A história da esgrima vem lá da pré-história, quando egípcios e gregos utilizavam armas de metal para dar pancadas, no sentido de combate.

No entanto, a entrada de cavalarias com arqueiros fez diminuir a utilização das armas brancas. As batalhas com lanças perduraram durante mais três séculos, até que Henrique II da França morreu perante sua própria corte e o Papa proibiu a continuação das batalhas com essas armas.

A esgrima passou ainda por várias mudanças e foi ultrapassada por armas velozes como as pistolas. O homem jamais deixou de utilizar a espada e adaga em combates, porém, com menor frequência. Com o aparecimento das armas semi-automáticas, a esgrima perde sua característica bélica e começam a surgir na França as primeiras escolas para esgrimistas. A prática da esgrima no Brasil iniciou-se durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

Em 1896, a esgrima foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Atenas, sendo, até os dias atuais, um esporte olímpico. Em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, surgiu o primeiro aparelho elétrico de esgrima para a arma de espada, eliminando, dessa forma, a antiga votação dos juízes sobre a materialidade do toque nessa arma.

A prática da esgrima passa a ser mais dinâmica, com golpes velozes e fulminantes sendo muito importante a preparação física, tornando a esgrima, novamente, um esporte com ênfase na agilidade e velocidade.

Foto: Hannah Johnston/Getty Images/Rio2016

Foto: Hannah Johnston/Getty Images/Rio2016

Conheça os benefícios da prática de esgrima:
• Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
• Maior poder de concentração.
• Melhoria da resistência muscular;
• Melhora na rapidez de raciocínio e tomada de decisões;
• Desenvolvimento da coordenação motora;

Conheça as regras

Uma luta de esgrima tem a duração de três assaltos, sendo que cada um tem a duração de três minutos.

Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos. Flecha é um termo usado na esgrima para fazer referência a um ataque veloz, cujo adversário é pego de surpresa.

Roupas especiais

As roupas especiais usadas pelos esgrimistas para o combate, tem o propósito de evitar ferimentos. A máscara metálica, as luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

Pista (local dos combates)

A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.

Memória olímpica
• Nos Jogos da Antuérpia-1920, os irmãos italianos Nadi levaram nove medalhas olímpicas para casa. Nedo conquistou ouro no florete e no sabre, sobre seu irmão Aldo, que ficou com a prata. Os irmãos também fizeram história nas provas coletivas, três ouros para a dupla: florete, espada e sabre.
• O húngaro Aladar Gerevich foi o maior ganhador de medalhas de ouro da esgrima em Jogos Olímpicos. Ele conquistou sete medalhas de ouro no sabre, sendo seis com a equipe da Hungria e uma no individual, entre as Olimpíadas de 1932 e 1960.
• Na equipe de esgrima da Austrália, em Los Angeles-1932, competiu um atleta chamado Errol Flyn. Na ocasião, ele não conseguiu nenhuma vitória esportiva, mas teve a sorte de ser contratado pelos estúdios de Hollywood para converter-se em uma das maiores estrelas do cinema mundial.

Gabriela Cecchini é esperança brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB

Gabriela Cecchini é esperança brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB

Esperança brasileira
Com apenas 15 anos, Gabriela Cecchini fez história ao garantir a segunda medalha da esgrima brasileira em mundiais: o bronze veio no Mundial cadete de 2013. Ela já foi campeã pan-americana e sul-americana em sua categoria, e é apontada como uma das esperanças da esgrima brasileira neste e no próximo ciclo olímpico.

A FIE (Federação Internacional de Esgrima) realiza competições e eventos em nível internacional. No Brasil, a CBE (Confederação Brasileira de Esgrima) organiza os campeonatos nacionais.

Ficou interessado na esgrima? Então fique de olho no calendário de provas!

P