Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Futuro do time de basquete do DF é incerto

Escrito em

A crise que assola o país, com empresas fechando, postos de trabalho se encerrando, e o marketing esportivo de mal a pior, fazem com que diversos patrocínios ao desporto brasileiro não sejam renovados.

A delicada situação financeira pela qual a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) está passando começa a provocar efeitos no esporte do DF. Nesta semana, a estatal informou que ainda não tem data para a divulgação de novo edital com a verba destinada aos patrocínios a programas esportivos de Brasília.

“Informamos que os patrocínios da Terracap são feitos por seleção pública, podendo tomar parte projetos culturais e esportivos diversos. Para o ano de 2017 ainda não há previsão de data para abertura de seleção pública para tal fim”, divulgou a Terracap, por meio de nota oficial, à reportagem da Esportes Brasília.

Dessa forma, Brasília Basquete e Brasília Vôlei, patrocinados pela instituição nos últimos anos, terão de suar a camisa também fora das quadras atrás de recursos para o próximo calendário de disputas oficiais em suas respectivas modalidades. Na temporada 2016/2017, os dois times receberam da Terracap uma quantia de R$ 1,4 milhão, valor que arcou a maioria dos custos de ambas as equipes. Agora, tal verba não está garantida, assim como o futuro do time de basquete.

Para essa equipe, o desafio de vencer esse empecilho será ainda maior. Além da incerteza quanto ao auxílio da Terracap, o basquete perdeu outro parceiro importantíssimo. Na última semana, o UniCEUB anunciou o encerramento do patrocínio do clube. Portanto, sem dois dos principais patrocinadores, a equipe tricampeã do Novo Basquete Brasil (NBB) corre o risco de não estar na próxima edição do campeonato nacional.

“Precisamos confirmar se vamos disputar o NBB até julho. Não sei dizer o valor, mas tem um mínimo que a liga exige para os times. O abandono é preocupante, Brasília necessita da prática esportiva”, explicou José Carlos Vidal, ex-técnico do UniCEUB/Brasília e diretor do Instituto Viver Basketball – responsável pela vaga do DF no NBB, ao portal Metrópoles.

Banco de Brasília fora?
A equipe de basquete também contava com o patrocínio de um dos braços do Banco de Brasília, o BRBCard. No entanto, na última semana, aumentaram os rumores de que a instituição financeira também não patrocinaria o time.

A reportagem da Esportes Brasília entrou em contato com o Banco de Brasília para que a instituição confirmasse – ou não – tal informação, mas até o fechamento desta reportagem, o banco não retornou os contatos.

A Liga Nacional de Basquete fará a reunião do Conselho Arbitral visando a décima edição do NBB nos próximos dias, em São Paulo. Resta saber se a equipe brasiliense participará ou não de mais uma edição da maior competição de basquete do país.

 

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P