Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Em entrevista exclusiva, dirigente revela a cara do Universo/Brasília para o NBB12

Escrito em

O Novo Basquete Brasil está se aproximando. A maior disputa do basquete nacional, que começa em 12 de outubro, terá a participação de 16 times.

A capital federal teria três equipes postulantes à participação no torneio. O UniCEUB/Brasília teria que retornar à competição nesta edição, mas negociou a vaga com o Pato Branco/PR e deixou o certame. O Cerrado Basquete não conseguiu o aporte financeiro necessário para garantir a participação e também não jogará o NBB12.

Assim, Universo/Brasília será o representante do Distrito Federal na 12ª edição do Novo Basquete Brasil. Em entrevista exclusiva à Esportes Brasília, Bernardo Bessa, diretor da equipe candanga, contou como o time vai entrar em quadra no certame nacional.

“O time vem com a base mantida. Prosseguimos com 80% dos jogadores e esperamos, durante a preparação, ver como o time se porta, bem como a necessidade de trazer um ou dois jogadores. Naturalmente, após a preparação, se precisar de algo, tem tempo para corrigir”, disse Bernardo.

O Universo/Brasília anunciou a contratação de três atletas: o ala/armador francês Luc Lombardy, de 23 anos, o ala Gui Bento, de 22 anos, e o pivô José Carlos, de 22 anos. “Trouxemos o Luc, um jogador que fez toda a carreira na França, também estamos trazendo o Gui Bento, um jovem que tem um longo caminho, mas tem um talento absurdo e estamos trazendo o Zé Carlos, que foi jogador importante em Mogi das Cruzes”, ressaltou o dirigente.

Luc teve passagens pelo basquete universitário norte-americano e estava no CB Conejero/ESP. Já Gui Bento estava no Corinthians e jogou o NBB pelas equipes de Bauru e Pinheiros. O outro reforço, Zé Carlos, atuou as duas últimas temporadas do NBB no Mogi das Cruzes.

Outro que permanece no elenco é o técnico André Germano. Para a próxima temporada, o Universo/Brasília, além de contar com toda a comissão técnica do NBB11, contratou uma psicóloga para o elenco. O nome da profissional não foi revelada por Bernardo.

André Germano permanece à frente do Universo/Brasília para a temporada 2019/2020 – Foto: Thiago S. Araujo/Agência EB

Base mantida

Para a disputa do NBB12, o Universo/Brasília terá a base mantida. Nomes da última temporada do basquete da capital federal, como Nezinho, Arthur, Ronald – ‘que ninguém acreditava’, lembra Bernardo -, Gui Santos, Pedro Mendonça e Pedrinho Rava estão garantidos no elenco.

“Temos um elenco muito forte e entrosado para fazer uma diferença grande, como a torcida pode ver na reta final do campeonato, onde nos últimos oito jogos, ganhamos sete. A gente demorou para engrenar, sabemos disso. Sabemos que os playoffs foram polêmicos, principalmente as partidas realizadas em São Paulo. E a gente acredita muito no elenco que ficou”, garante Bernardo, em entrevista exclusiva à Esportes Brasília.

Nezinho é um dos jogadores que permanece para a temporada 2019/2020 com a camisa do Universo/Brasília – Foto: Felipe Mendez/Universo Brasília

Força do elenco

Um dos grandes nomes do elenco brasiliense no NBB11 deixou o Universo/Brasília. O ala/armador Zach Graham é o novo reforço do Flamengo para a próxima edição da competição nacional. Mesmo com a saída do americano, Bessa diz que o time está mais que unido.

Ala/armador Zach Graham deixou o Universo/Brasília e foi contratado pelo Flamengo para o NBB12 – Foto: Thiago S. Araujo/Agência EB

“As pessoas falam muito: ‘poxa, mas você perdeu o Zach Graham para o Flamengo’. Eu lembro que dos oito últimos jogos, vencemos sete e, em seis deles, o Zach não estava. Isso mostra a força do nosso elenco, que a gente acredita por demais pra essa temporada. Em breve daremos muita alegria para essa cidade. Pode ter certeza disso”, finaliza o diretor do Universo/Brasília.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P