Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Apático e errando demais, Brasil se despede de Brasília com derrota para os Estados Unidos

Escrito em

Após vencer Coreia do Sul, Sérvia e Alemanha, a seleção brasileira voltou à quadra neste domingo (18) folgar para encerrar a participação na etapa de Brasília da Liga das Nações. Jogando no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, a seleção brasileira perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 22×25, 19×25 e 22×25, e fechou a etapa de Brasília da Liga das Nações com três vitórias e uma derrota.

No final da partida, o técnico José Roberto Guimarães pontuou as dificuldades do time brasileiro na partida de hoje. “O parâmetro que temos que falar é do jogo dos Estados Unidos que foi diferente do nosso, o saque que causou muito estrago na nossa recepção e os nossos contra-ataques que não conseguimos converter. Vimos uma dificuldade ali e é onde temos que melhorar”, disse o treinador brasileiro.

Guimarães completou dizendo que o time americano hoje está mais pronto que a seleção brasileira. “Vimos a altura que elas estão pegando na bola, onde elas foram mais eficientes que a gente e precisamos melhorar isso. Ficou claro, fazíamos uma força danada para buscar o placar e elas jogando com muito mais naturalidade”, finalizou.

O JOGO:

No primeiro set, o Brasil começou na frente abrindo 3×0 após um ponto de bloqueio da Kisy. A seleção americana empatou em 5×5 após aproveitar o contra-ataque. O time dos EUA virou para 8×6 após um erro de ataque da Kisy. O time americano manteve essa vantagem de dois, três pontos até o final do set e venceu a parcial por 25×22 abrindo um set a zero na partida.

No segundo set, os Estados Unidos começaram abrindo 3×0 após um erro de ataque da Kisy. O time americano abriu 8×3 após um ace.  O time brasileiro ficou o set com a recepção muito instável e o time norte americano aproveitou para abrir ainda mais vantagem, em 14×7. O técnico brasileiro José Roberto Guimarães então trocou as levantadoras, entrou a Roberta no lugar da Macris. Mesmo com a mudança no time brasileira, a seleção norte americana continuou no mesmo ritmo e não abriu brecha para uma reação do Brasil e venceu o set por 25×19 abrindo dois sets a zero na partida.  

No terceiro set, o time americano começou abrindo 5×0 após uma sequência de erros do time brasileiro. O time brasileiro continuou apático, ensaiava uma reação, mas as americanas fechavam a porta e deixava a vantagem sempre em quatro, cinco pontos. Com a tranquilidade de estar sempre à frente do placar, as americanas não tiveram dificuldade para vencer o set por 25×22 e vencer a partida por três sets a zero.

Escalação inicial: Brasil: levantadora: Macris, Oposta:  Kisy, Centrais: Thaisa e Carol, Ponteiras: Maiara e Julia Bergman, Libero: Nyeme. Técnico: José Roberto Guimarães

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P