Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasiliense luta até o fim, mas é eliminado da Copa Verde pelo Goiás

Escrito em

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Na partida de volta das quartas de finais da Copa Verde, o Goiás fez valer o “fator casa” e venceu o Brasiliense por 1 a 0, nesta quinta-feira (23), no Estádio da Serrinha, em Goiânia. O jacaré fez jogo duro e competiu de igual para igual com o esmeraldino, mas não foi suficiente para evitar a eliminação precoce na competição regional. O único gol marcado foi do meia argentino Palácios, ainda no começo da partida.

Após empatar sem gols dentro de casa, o Brasiliense precisava apenas vencer para avançar para as semifinais. Em caso de empate, a partida iria para os pênaltis. Mas foi derrotado e está fora da competição.

Primeiro Tempo
As equipes começaram a partida se estudando e sentindo qual seria o tônica do jogo. Até os dez primeiros minutos, nenhuma das equipes havia conseguido oferecer perigo à baliza adversária.
O time do Goiás encontraria seu gol aos doze da primeira etapa: Diego Gonçalves atacou o espaço deixado pelo lado esquerdo da defesa e cruzou para o meio da área, onde o goleiro Artur rebateu fraco, caindo nos pés do camisa dez Palácios, que bateu forte no canto esquerdo, abrindo o placar no Estádio da Serrinha.

O jacaré tentava atacar com frequência pela direita, acionando Tobinha, mas tinha dificuldade para fazer a bola chegar nos seus homens de frente. Apenas aos vinte minutos a equipe teria sua primeira finalização com Radamés, que chutou forte para fora após pivô de Yuri Mamute. Por outro lado, equipe alviverde seguiria pressionando e teria a oportunidade de ampliar a vantagem aos 27′, após o zagueiro Thuram lançar para Diego Gonçalves sair em velocidade, novamente pelo lado esquerdo, até ficar cara a cara com o guarda-redes amarelo Artur, que defendeu com os pés e mandou a bola para escanteio.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Brasiliense pressionaria a equipe do Goiás, chegando a ultrapassar o número de finalizações do time da casa. Aos 30′, Tobinha e Mamute fizeram dobradinha confundindo a defesa alviverde e Tadeu faria a sua primeira defesa na partida. Cinco minutos depois o goleiro voltaria à trabalhar após chute colocado de Tarta. Perto do fim do primeiro tempo, Andrézinho receberia em profundidade pelo corredor direito, ficando cara a cara com o goleiro esmeraldino. O lateral do jacaré se enrolou com a bola e Felipe Bastos chegou para afastar o perigo. O Brasiliense iria para o segundo tempo atrás no placar.

Segundo Tempo
Em desvantagem, o Brasiliense retornou do vestiário pressionando o time da casa. Com menos de um minuto de partida, a equipe avançaria em vantagem numérica, sendo parada apenas com falta pelo camisa dez alviverde Palácios, que acabou sendo advertido com cartão amarelo. O Goiás responderia à altura e teria duas oportunidades em sequência: primeiro com Diego Gonçalves, após cobrar falta e a bola pegar na rede pelo lado de fora. Minutos depois, em cobrança de escanteio, o baixinho Alersson se sobressaiu entre os grandes zagueiros e cabeceou levando perigo ao gol do Jacaré.

Nos quarenta e cinco minutos finais, o Brasiliense teria a sua chance mais clara com o camisa oito Tarta: após a defesa esmeraldina afastar mal, o meia do jacaré teve tempo e espaço para mandar um balaço em direção ao ângulo do gol do Goiás. Tadeu, de mão trocada, fez bela defesa, mandando para escanteio.

O Goiás não se contentava com apenas um gol de vantagem e também foi pra cima do jacaré. Felipe Bastos arriscaria dentro da grande área e a bola rebateria no zagueiro Gustavo. O rebote sobrou para Vinicius, que bateu forte no canto de Artur, que foi buscar no cantinho para mandar a bola pela linha de fundo.

Chegando ao fim da partida, Brasiliense aplicava pressão pra cima dos donos da casa e chegariam a ter um gol anulado aos 45′ do segundo tempo. Daniel Mendonça cruzou em direção à pequena área, o goleiro esmeraldino saiu mal e a bola sobrou para Yuri Mamute, de baixo das traves, impedido, empurrar para dentro. O bandeira estava atento e anulou aquele que seria o gol de empate do jacaré.

Com a eliminação na Copa Verde, restam ao Brasiliense apenas duas competições em seu calendário: o Candangão e a Série D. Já nesse domingo (26), a equipe visita o Capital, no Estádio JK, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Candango BRB 2023. O Goiás, por sua vez, retorna aos gramados para disputar a finalíssima do Goianão, contra o Atlético Goianiense, no dia 02/02, às 16h.

P