Siga Nossas Redes Sociais

Outros Esportes

Piloto de F1 Lewis Hamilton recebe título de Cidadão Honorário do Brasil

Escrito em

Foto: Reprodução/TV Câmara

A Câmara dos Deputados concedeu nesta segunda-feira (07), em sessão solene, o título de cidadão honorário ao piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

A homenagem foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator em Plenário, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

No ano passado, Hamilton venceu o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, e repetiu o gesto do brasileiro Ayrton Senna em 1991, dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional. Por isso, recebeu a proposta de concessão de título honorário.

“Eu estou impressionado pelo amor e a afeição que vocês têm mostrado ao longo dos últimos anos. Eu não sabia o que esperar hoje, mas ver todos vocês, me deu uma energia maravilhosa. Muito obrigado do fundo do meu coração. É uma grande honra estar aqui recebendo este título e, agora posso dizer, que sou um de vocês”, disse o piloto no plenário da Câmara.

Ainda durante o discurso, Lewis ressaltou o início da carreira e deixou um recado para os jovens brasileiros. “Quero dar um recado à juventude do Brasil. Muita gente me colocou pra baixo. Nunca desistam dos sonhos de vocês. Foco e sigam!”, completou Hamilton.

Ao final da sessão, o deputado Arthur Lira (PP-AL) comentou a vinda do piloto à casa. “Sinta-se no seu país, na sua casa. Você aqui é amado pelo povo brasileiro por tudo que você fez e representa”, ressaltou o presidente da Câmara dos Deputados.

Para a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, que acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso, esta é uma homenagem merecida. “A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil e os brasileiros o admiram, não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, disse por meio da assessoria de imprensa.

Com informações da Agência Câmara

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P