Siga Nossas Redes Sociais

Outros Esportes

Em sessão solene, Câmara Legislativa presta homenagem aos atletas do Distrito Federal

Atletas destacaram a importância do apoio público para a prática esportiva

Escrito em

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

Como forma de reconhecer o desempenho e a dedicação de atletas do Distrito Federal, a Câmara Legislativa promoveu, nesta terça-feira (27), uma sessão solene para homenagear esportistas de diversas modalidades. A cerimônia, idealizada pelos deputados Doutora Jane (MDB) e Martins Machado (Republicanos), ocorreu no contexto dos resultados dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em que o DF conquistou 4 medalhas.

Para Doutora Jane, a homenagem visa não apenas reconhecer as vitórias obtidas nos jogos, mas valorizar legado esportivo e social deixado. A deputada falou da importância do incentivo ao esporte, que, para ela, representa importante fator de transformação social em especial em comunidades mais carentes.

O deputado Martins Machado frisou também a luta dos que não foram às olimpíadas e a importância das políticas públicas de incentivo ao esporte. Para o distrital, as medalhas e troféus são uma consequência de um processo de luta e dedicação, mas a prática esportiva promove benefícios que vão além das premiações, promovendo bons hábitos, disciplina e educação a crianças e jovens.

Machado antecipou que a Casa votará em breve um projeto de lei de sua autoria que prevê ampliar o rol de modalidades atendidas pelo programa Bolsa Atleta, programa de incentivo financeiro para que os esportistas se dediquem aos treinamentos e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

Natural de Ceilândia, a medalhista olímpica de judô na categoria meio-médio Ketleyn Quadros relembrou seu histórico de dedicação e disciplina. Ela narrou as dificuldades enfrentadas por aqueles que se dedicam ao esporte e classificou como cruciais para a vida do esportista os programas públicos de incentivo, como o Bolsa Atleta. “Eu tenho muito orgulho de ter pessoas que acreditaram desde o princípio em mim. Tenho orgulho do DF, que foi o primeiro lugar a ter o Bolsa Atleta, programa que me beneficiou. Isso nos permite sonhar viver uma vida como atleta”, declarou a medalha de bronze.

O medalhista de prata na marcha atlética Caio Bonfim também fez questão ressaltar a relevância dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, afirmando que também foram essenciais em sua trajetória esportiva. Ele cobrou do poder público que os investimentos na área sejam cada vez mais abrangentes para que a Capital Federal seja uma referência nacional. “Deem mais oportunidade para que Brasília cresça no esporte. Que a gente possa fazer o esporte no DF cada vez maior”, clamou.

A vice-governadora do DF Celina Leão (PP) anunciou que está para ser votada no Congresso Nacional uma lei de sua autoria que estende o benefício do Bolsa Atleta para toda a vida do competidor. Para ela, a iniciativa vai resguardar a vida dessas pessoas na terceira idade.

“Muitos atletas trancam suas faculdades por conta da vida esportiva e acabam passando dificuldades financeiras no momento em que mais precisam, que é a velhice. Estamos batalhando para aprovar essa proposta”, afirmou Celina. 

P