Siga Nossas Redes Sociais

Outros Esportes

Brasília será a sede do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes em 2026

Escrito em

Brasília foi a escolhida para receber o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes da World Athletics em 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da World Athletics, Sebastian Coe, na manhã desta terça-feira (25/3), em entrevista de imprensa em Pequim, na China, após a 237ª Reunião do Conselho Mundial de Atletismo. A capital federal concorreu com  as cidades de Samborondón, no Equador, e Varsóvia, capital na Polônia.

O Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026 será realizado no mês de abril de 2026, em percurso a ser montado na Esplanada dos Ministérios, uma vista de cartão postal, na área onde estão também a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República e a Livraria Nacional.

O medalhista Caio Bonfim, prata nos 20 km da marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, nasceu, treina e vive na cidade. O CASO (Centro de Marcha Atlética de Sobradinho) colocou três atletas nos Jogos Olímpicos – além de Caio, Max Batista e Gabriela Muniz – e a proposta de Brasília argumentou que não poderia haver melhor momento para trazer o Mundial pela primeira vez ao Brasil e à América do Sul. 

“É a primeira vez que esse mundial será realizado no Hemisfério Sul e nas Américas. Isso é um marco histórico, fruto deste trabalho com a medalha de prata olímpica do Caio. A gente está muito feliz, estamos radiantes” comemora Gianetti Bonfim, mãe e treinadora de Caio, que foi atleta da marcha.

O slogan usado na candidatura foi “Brasília, ready to walk with the world” (Brasília, pronta para marchar com o mundo). Na proposta de sede, um vídeo apresentou Brasília, localizada no Planalto Central, região Centro-Oeste, no coração do Brasil, como uma cidade única. A candidatura também relatou que o Brasil e Brasília têm muitos fãs de esportes e podem proporcionar aos visitantes atividades culturais e diversificada gastronomia.