Futebol
Primeira final do Candangão 2023 coloca Brasiliense frente ao Real Brasília
Escrito 2 anos atrás em
Por Sérgio Porto

Depois de 49 jogos e 129 gols, o Candangão 2023 chega neste sábado (08) na primeira partida das finais da competição. O Brasiliense receberá o Real Brasília no estádio Serejão, em Taguatinga. Somente a torcida do mandante, o Brasiliense, poderá comparecer à primeira partida da decisão. Ingressos serão vendidos ao preço de R$ 10.
A partida terá transmissão da Esportes Brasília a partir das 15h30, pelo site, aplicativos e canal do YouTube.
O regulamento da competição define que nenhuma das equipes tem vantagem nessas finais. Em caso de empate ao final de 180 minutos, a decisão será em cobrança de penalidades máximas. O Brasiliense está na sétima decisão consecutiva do campeonato de Brasília. O time amarelo tem 11 títulos no futebol do Distrito Federal. Já o Real Brasília está debutando em finais do Candangão e busca o primeiro título candango. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram e a partida ficou no empate em 1×1.
BRASILIENSE COM SÓ UM DESFALQUE PARA A DECISÃO
O Jacaré, comandado pelo técnico Roberto Cavalo, depois de um início não convincente na competição, acabou perdendo o técnico Luan Carlos. Depois da chegada de Roberto Cavalo, foram quatro vitórias consecutivas no Candangão e a equipe amarela chegou na segunda posição da primeira fase do Candangão, com 15 pontos ganhos – quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Teve o melhor ataque, com 18 gols marcados. Tem o artilheiro da competição, Yuri Mamute, com oito gols marcados.
Para a primeira partida das finais neste sábado, no Serejão, a tendência é que a equipe vá à campo com a mesma base do time que começou o confronto diante do Capital. A expectativa é se o zagueiro Gustavo Henrique possa estar à disposição do treinador. Quem está fora da equipe é o zagueiro Keynan, entregue ao departamento médico.
Com dois títulos candangos seguidos, o Brasiliense busca o tricampeonato. Foi campeão em 2021 e 2022 diante do Ceilândia Esporte Clube.
REAL BRASÍLIA, DE AZARÃO, CHEGA COMO GRANDE SURPRESA
O time do Real Brasília, que foi fundado em 2016, apostou no jovem treinador Gerson Ramos. Na primeira fase da competição, o Real chegou em primeiro lugar, com 18 pontos ganhos – foram cinco vitórias, três empates e somente uma derrota. O Real teve a melhor defesa da primeira fase, com somente seis gols sofridos. Os artilheiros são Luquinhas e Uederson, ambos com três gols marcados.
Em busca do primeiro título no Candangão, o técnico Gerson Ramos tem exatamente a dúvida no meio campista Uederson e o atacante Matheus Jesus, que receberam atenção especial do departamento médico do clube.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE X REAL BRASÍLIA
Competição: Campeonato Brasília 2023, primeira das finais
Data: 08 de abril de 2023
Horário: 16 horas
Estádio: Serejão, em Taguatinga/DF
Arbitragem: Rafael Diniz
Assistentes: Renato Gomes e Milton Alves
Quarto árbitro: Luiz Paulo Aniceto
VAR: Rodrigo Raposo
Aux. VAR: Ciro Chaban
BRASILIENSE
Artur; Andrezinho, Igor (Gustavo Henrique), Gabriel e Aloísio; Aldo, Tarta, Diogo Sodré e Zotti; Tobinha e Yuri Mamute
Técnico: Roberto Cavalo
REAL BRASÍLIA
Wendel; Caio Mendes, Josué, Hyago e Gabriel Lima; Tiago Ulisses, Igor Feijão, Guilherme e Uéderson (Luquinhas); Matheus Jesus e Marcos Paulo
Técnico: Gerson Ramos
Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.


Feiticeiro, vítima do feitiço

Em um jogo sem grandes emoções, Ceilândia e Capital empatam na ida da semifinal

Brasiliense pede e FFDF muda horário do jogo de volta da semifinal do Candangão 2025

Clássico entre Brasiliense e Gama pelo Candangão 2025 é remanejado de data

CBF inicia venda de ingressos para Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026
