Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Mesmo com desfalques, Flamengo vence Coritiba com autoridade

Escrito em

Foto: Gabriel Teles/Agência Esportes Brasília

Pela 17ª rodada, o Flamengo venceu o Coritiba por 2×0, com gols de Gustavo Henrique e Diego Ribas, a equipe do Rio de Janeiro iniciou sua pequena jornada em Brasília com vitória. Cerca de 33 mil torcedores apoiaram o time vermelho e preto no triunfo e empurraram a equipe para a sétima colocação.

O Fla agora volta a campo, novamente na capital federal, desta vez na próxima quarta-feira (20), às 20:30, contra o Juventude. Já o Coxa, que tem chances de terminar a rodada na zona de rebaixamento, enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena, às 21:30.

O jogo

O Flamengo começou pressionando mais, a posse de bola era praticamete toda do rubro-negro. Aos quatro minutos, o atacante Marinho deu o primeiro chute a meta de Alex Muralha, sem muito perigo. O Coritiba respondeu aos oito, após cruzamento da esquerda, Matias Galarza furou e perdeu a chance de abrir o placar.

Aos 12’ o Fla abriu o placar, após conseguir boa roubada de Victor Hugo que originou um escanteio, Matheuzinho cobrou e Gustavo Henrique subiu mais que todo mundo e colocou no canto superior direita da meta de Muralha. O Coxa tentou responder aos 18’, com Val, mas sem sucesso.

Eram 21’ da primeira etapa, quando, em mais uma cobrança de escanteio, dessa vez pelo outro lado, Pedro desviou e Diego Ribas marcou o segundo gol do duelo. Após o lance, o camisa 10 teve seu nome ovacionado pelas arquibancadas do Mané Garrincha, que agradeceu.

Com a vantagem no placar, os cariocas trabalhavam a bola tranquilamente e a impressão que dava é que o Coritiba havia sentido os gols sofridos. Aos 28’, Marinho, em sua jogada característica, recebeu pela direita, cortou pro meio, mas finalizou por cima do gol adversário.

Com 30’, Diego Ribas fez uma jogada de efeito em sua própria área e acabou perdendo a bola para Adrian Martinez que caiu, os paranaenses reclamaram de pênalti. Quatro minutos depois, Lázaro recebeu bom lançamento da direita, tentou cruzar, mas o goleiro interceptou.

A equipe de fora tentava trocar passes para abrir a defesa do adversário. Aos 40’, Egídio recebeu aberto pela esquerda, avançou e arrematou, de trivela, para o gol de Santos, a bola subiu. Três minutos depois, Val cruzou e Léo Gamalho, nas costas de Pablo, cabeceou com perigo. O primeiro tempo terminou com seis finalizações do Fla contra oito do Coxa.

Logo no início da segunda, Morínigo promoveu a entrada de Régis no lugar de Galarza, porém a mudança não surtiu tanto efeito. Com cinco minutos jogados, o Flamengo já havia tido, pelo menos, quatro chances perigosas de gol, três com Pedro e outra com Ayrton Lucas. Logo depois, Marinho arriscou, passando à esquerda de Muralha.

Um tempo depois, Dorival Júnior colocou os reservas para aquecer levando a galera à loucura. Arrascaeta e Everton Ribeiro eram uns dos mais festejados. Aos 19’, entraram Everton Ribeiro, Vitinho e Thiago Maia nos lugares de João Gomes, Victor Hugo e Pedro.

Três minutos mais tarde, em boa jogada de Marinho, Vitinho recebeu cara a cara e perdeu a oportunidade, a torcida foi à loucura com o jogador e passou o xingar fortemente. Com os pedidos vindos da arquibancada, Arrascaeta entrou ovacionado em campo. O craque protagonizou boas jogadas.

Aos 27’, Thonny Anderson invadiu a área, cortou Pablo, mas arrematou pela rede do lado de fora. Logo depois, Marinho ligou o contra-ataque, lançou Arrascaeta, que se enrolou com a redonda e perdeu a chance. O camisa 31, inclusive, cresceu bastante de produção no segundo tempo.

Aos 33’, mais uma vez, Marinho cortou pra dentro e só foi parado na falta, Arrascaeta, na cobrança, jogou por cima. A essa altura, a insatisfação da torcida flamenguista com Vitinho era grande, a cada toque na bola, o atleta sofria com fortes vaias. Eram 42’, quando Alef Manga cortou pra dentro e finalizou na trave de Santos. A partir daí, os cariocas passaram a administrar o triunfo até o apito final.

Tá mal, Vitinho!

O camisa 11 rubro-negro parece não andar em sintonia com a Nação. Ao ser chamado para entrar em campo, vários torcedores localizados acima do banco de Dorival Júnior ficaram desesperados com a entrada do atacante e faziam gestos de “não”. Vitinho entrou no lugar de Pedro sob vaias.

CAMPEONATO BRASILEIRO – 1º TURNO – 17ª RODADA
FLAMENGO 2-0 CORITIBA
16.07.22 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Público: 33.778
Renda: R$ 2.475.461,50

FLAMENGO
Santos; Matheuzinho, Pablo, Gustavo Henrique, Ayrton Lucas; João Gomes (Everton Ribeiro), Diego Ribas, Victor Hugo (Thiago Maia); Lázaro, Marinho (Matheus França), Pedro (Vitinho)
Técnico: Dorival Júnior

CORITIBA
Alex Muralha; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Luciano Castán, Egídio; Willian Farias (Bernardo), Val (Thonny Anderson), Matías Galarza (Régis); Adrián Martinez (Alef Manga), Léo Gamalho, Igor Paixão
Técnico: Gustavo Morínigo

P