Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

GDF anuncia reforma do estádio Adonir Guimarães em Planaltina

Escrito em

Foto: Alessandro Gabiru/O Diário do Planalto

Jogo, campo. torcida, gramado e gol. Essas são algumas das características que você encontra nos estádios de futebol espalhados pelo mundo. Mas, quando não acontecem jogos ou eventos no local, o ambiente que era de torcida, casa cheia, momentos memoráveis, acaba dando espaço para um ambiente não tão agradável, o temível “elefante branco”.

E foi isso que aconteceu com o estádio Adonir Guimarães, localizado em Planaltina, que não recebe um jogo oficial desde o dia 07 de setembro de 2012. A bola rolou pela última vez na a partida entre Planaltina 1×2 Cruzeiro-DF, pela segunda divisão do Campeonato Brasiliense.

O local, que já recebeu grandes jogadores da região e futebol nacional, hoje não está em um melhor momento. Entretanto, essa situação está com os dias contados. De acordo com a secretaria de Esportes, o estádio será reformado nos próximos meses e o projeto arquitetônico encontra-se nos processos finais para, enfim, começar a obra.

Um ex-funcionário na construção do estádio, o aposentado Carlos Pereira é apaixonado por futebol e sempre estava presente no Adonir. Em entrevista à Esportes Brasília, ele relata um pouco sobre as boas lembranças que tinha do local, além de contar sobre alguns jogadores que passaram por lá.

“Nunca deixava de assistir um jogo que viesse a ter no Estádio Adonir José Guimarães. Vi os nomes que se destacaram no ranking nacional, pois saíram aqui do Estádio. Lúcio, Renaldo, Tico, Sandro, Nicacio, Eduir entre outros. Era uma época excepcional”, disse.

Já Lucas Mateus, que é morador da região, está feliz com a possível revitalização do estádio. Ele chegou a jogar no campo, mas teve uma impressão bem negativa quando chegou a atuar no gramado, que tinha um aspecto de abandono.

“Olha, quando eu joguei lá a impressão não foi boa. Quando podia jogar na época, o gramado e estádio estava ruim, com aspecto de abandonado mesmo. A arquibancada feia. Os banheiros, para você ter uma ideia, não tinham nem vaso, o gramado era bem alto, tinha um buraco ao redor do campo, estava em um estado bem deplorável”, conta.

Agora, com a reforma, Lucas acredita que será bom para a cidade e fica feliz com a revitalização do espaço: “É sempre bom ter um local para poder assistir jogos e até mesmo poder jogar lá dentro em uma possível ocasião. Vai melhorar muito e vai dar mais vida para a região e recuperar um patrimônio da cidade”, afirma.

Procurada pela reportagem da EB, a Administração Regional de Planaltina não retornou os contatos para poder se manifestar a respeito.

Enquanto não tem o estádio de volta, o Planaltina tem mandado as partidas da segunda divisão local no estádio Serra do Lago, em Luziânia/GO.

P