Futebol
Gama vence Samambaia no Serejão e segue brigando pela liderança do Candangão 2025
Mantendo a boa fase, Gama vence Samambaia por 1 x 0 com gol de Pedro Romano e consegue liderança provisória
Escrito 1 mês atrás em
Por Rafael Saraiva

Foto: Mateus Dutra/@dutrafotos
Neste sábado (08), Samambaia e Gama se enfrentaram no Serejão pela 5ª rodada do Candangão 2025. Em um jogo equilibrado, com as duas equipes tendo seus bons momentos, foi o Gama que saiu vencedor pelo placar mínimo, seguindo em busca da liderança do campeonato. Por outro lado, o Samambaia chegou à sua terceira derrota e já começa a ver a classificação às semifinais mais distante.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi marcado por bastante equilíbrio. Apesar do bom início do Samambaia, logo o Gama conseguiu equilibrar as ações e achar espaço para criar suas jogadas. O campo seco do Serejão foi um empecilho para ambos times conseguirem abrir o placar na primeira etapa.
A primeira finalização do jogo foi do Samambaia após um vacilo de Pedro Romano, aos sete minutos, com Filipe Werley avançando e finalizando ao lado do gol. Com esse primeiro susto do Samambaia, o Gama conseguiu segurar mais a bola e achar suas oportunidades. Primeiro, aos 11 minutos, Rafa Marcos finalizou longe do gol de Murilo. Aos 18′, foi a vez de Luisinho quase abrir o placar na partida. Depois de uma boa jogada de Daniel Costa, o meia gamense finalizou de fora da área e acertou a trave, chamando o grito da torcida.
Depois de um bom momento dos visitantes, o Cachorro Salsicha conseguiu voltar pro jogo e achar espaço para finalizar. Aos 27 minutos, Montanha faz um belo lance pela direita e consegue o cruzamento que encontra Júlio Lima na entrada da área, chutando para longe do gol. O Alviverde, porém, voltou a criar aos 36′ com Willian Júnior chutando para boa defesa de Murilo.
O fim da primeira etapa ainda reservou a melhor chance do Samambaia na partida. Aos 48 minutos, Vitor Xavier finalizou pela direita, obrigando a excelente defesa de Renan Rinaldi. Contudo, com o forte sol sobre os jogadores, os primeiros 45 minutos continuaram sem gols no Serejão.
SEGUNDO TEMPO
Diferente do que aconteceu na primeira etapa, o segundo tempo teve um início parado e sem grandes chances. Enquanto o Gama tentava botar a bola no chão e trabalhar a posse, mas sem sucesso devido ao gramado, o Samambaia buscava suas jogadas pelas laterais, tentando achar espaço na defesa dos visitantes.
A primeira finalização mais perigosa foi dos mandantes aos 19 minutos. Gabriel Kersul faz bela jogada pela direita de ataque, aproveita bom pivô de Vitor Xavier e finaliza próximo do gol. Porém, pouco tempo depois, quando parecia que o Samambaia poderia crescer no jogo, foi o Gama quem abriu o placar. Aos 22 minutos, em uma cobrança de falta perfeita de Daniel Costa pela direita, Pedro Romano subiu sozinho estufando as redes do Serejão. Após abrir o placar na partida, o Gama cresceu no jogo embalado pela torcida e continuou pressionando o Cachorro Salsicha.
Em busca de pontuar na partida, o Samambaia teve que se abrir e começar a pressionar o Gama. Com substituições certeiras de Gabriel Teixeira, João Marcelo e Luquinhas comandaram as ações ofensivas da equipe. Aos 37 minutos, a primeira finalização pra fora do atacante após um bate-rebate da defesa. Logo depois, aos 40, Luquinhas foi quem conseguiu produzir o lance e deixar o João Marcelo no mano a mano. Mesmo conseguindo passar do primeiro defensor, ele foi desarmado pelo Gabriel na sequência. Mantendo o ímpeto ofensivo, Luquinhas, novamente, avançou pela esquerda e cruzou para João Marcelo finalizar por cima do gol.
Apesar da pressão final do Samambaia, mas sem sucesso por não conseguir balançar as redes, o Gama saiu vitorioso do Serejão e segue brigando pelo topo da tabela do Candangão 2025.
FICHA TÉCNICA
SAMAMBAIA 0 X 1 GAMA
Candangão 2025 – 5ª rodada – Estádio Serejão – 08/02/2025 – 16h
Árbitro: Rodrigo Raposo
Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz
Assistente 2: David Souza Santana
SAMAMBAIA
Murilo; Daniel Mendonça (Gabriel Kersul), Bahia (João Marcelo), Pedrão, Júlio Lima; Dudu (Dharllyson), Filipe Werley, Gustavo Lila; Montanha (Ian Carlos), Vitor Xavier, Matheus Falero (Luquinhas).
Técnico: Gabriel Teixeira.
Gol: Não houve.
Cartões: Gabriel Kersul (Amarelo)
GAMA
Renan Rinaldi; Michel, Wellington, Pedro Romano (Gabriel), Lucas Piauí; Lúcio, Luisinho (Lucas Lourenço), Willian Jr (Lima), Daniel Costa; Rafa Marcos (Rafa Fontes), Marcelo Toscano (Nunes).
Técnico: Glauber Ramos.
Gol: Pedro Romano.
Cartões: Lucas Lourenço (Amarelo)
Estudante de jornalismo no quinto semestre com experiência em matérias sobre futebol brasiliense e nacional.


Movimento Verde-Amarelo é expulso do Mané Mercado antes de jogo da Seleção

Goiás vence o Brasiliense nos pênaltis e se classifica para a final da Copa Verde

Joias da base do Capital acertam com o Corinthians

CBF inicia venda de ingressos para Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026

Jogador e comissão do Real Brasília conseguem efeito suspensivo pelo TJD-DF
