Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Futebol feminino do DF estreia em competições nacionais

Escrito em

O fim de semana será de estreias dos times femininos candangos em competições nacionais. Estamos falando de Minas Brasília e de Legião.

O Minas Brasília, que foi rebaixado da elite do futebol feminino nacional em 2021, estreia no Brasileirão Feminino A2 neste sábado (11), às 16h, diante do Aliança/GO.

O time candango está na chave A, ao lado de Aliança/GO, América/MG e Athlético/PR. A estreia em casa será no dia 18 de junho, às 15h, diante das paranaenses, no estádio Ciro Machado, na Vila Planalto.

Já o Legião, que foi o quarto colocado candango no ano passado, vai fazer a estreia em competições nacionais no domingo (12), às 16h. O primeiro desafio do time laranja é o recém criado Brasileirão Feminino A3 e o adversário é o Operário/MS. O jogo da volta acontece no dia 20 de junho, às 15h, também no estádio Ciro Machado.

Competições Nacionais, Normas Diferentes

Os regulamentos são diferentes. No Brasileirão A2, as quatro equipes jogam entre si, em partidas de ida e volta. Os dois melhores de cada chave (são quatro no total), se classificam para as quartas de final. Quem vencer a segunda fase, garante a vaga nas semifinais e na elite do futebol brasileiro em 2023.

Já no Brasileirão A3, as partidas serão disputadas em sistema mata-mata. São 32 equipes brigando pelas quatro vagas na segunda divisão nacional do ano que vem. Quem passar deste confronto envolvendo candangas e sul-mato-grossenses, encara o vencedor do jogo entre Coritiba/PR e Toledo/PR.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P