Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

FFDF vai convocar novo Conselho Arbitral para definir segunda vaga do DF na Copa Verde

Escrito em

Depois da realização do segundo arbitral do Candangão 2018, ocorrido na última segunda-feira (16), um movimento de alguns clubes do 43º Campeonato Brasiliense de Futebol foi levantado. Tudo porque o Brasiliense, atual campeão candango, buscou, na Justiça, o direito de disputar a Copa Verde de 2018.

O presidente do Sobradinho, Túlio Lustosa, e o presidente do Paracatu Futebol Clube, Major Elias Andrade, começaram a trabalhar para que as duas vagas da Copa Verde fossem destinadas aos dois clubes, que ficaram com a terceira e a quarta colocações no Candangão 2017.

O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos, em entrevista à Rádio DF10, parceira da Esportes Brasília, informou que esteve no Rio de Janeiro nesta semana e conversou com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Durante o encontro, foram falados os novos rumos da entidade máxima do futebol local.

Daniel aproveitou para consultar o Departamento Jurídico da CBF para saber que rumo daria às duas vagas. “Em análise com o departamento jurídico da CBF, foi constatado que o contrato com a emissora de televisão detentora dos direitos da competição estipula que o campeão estadual é um dos donos de uma vaga. Neste caso, o Brasiliense já está garantido como um dos representantes de Brasília, pois é o atual campeão do Distrito Federal”, frisou.

Com relação à segunda vaga, pois o Distrito Federal tem direito a duas vagas na competição nacional, Daniel Vasconcelos explicou que o regulamento da competição deixa a FFDF livre para que definir o segundo representante local. “Pode ser por critério técnico, um torneio seletivo, o que for definido em reunião da Federação”, garantiu.

Por conta isso, será convocado para a próxima semana o terceiro Conselho Arbitral do Candangão 2018. “Estaremos convocando os 12 representantes de clubes do Candangão para analisarmos o que havíamos decidido no dia 16 de outubro, ou seja, que as vagas para a Copa Verde de 2019 seriam para o terceiro e quarto colocado do Candangão de 2018. Estou esperando um parecer oficial do departamento jurídico da CBF para então conversar com os clubes do Candangão”, ressaltou.

Sobre uma possível mobilização por parte da diretoria do Sobradinho, para que seja um dos representantes de Brasília em 2018, Daniel Vasconcelos explicou que não poderá ajudar o Leão da Serra neste caso: “Infelizmente, ficamos impossibilitados de ajudar o Sobradinho neste momento. Conversei com o Túlio e ele já estava mobilizando a cidade para esta participação na Copa Verde. Lamentamos o que ocorreu”, encerrou.

O questionamento do Brasiliense tomou como base o regulamento da Copa Verde de 2017, que diz:

Critério 1:

“Ter obtido a primeira colocação no campeonato estadual de 2016 nas 11 federações estaduais participantes da competição: Federação Acreana de Futebol, Federação Amazonense de Futebol, Federação Amapaense de Futebol, Federação Brasiliense de Futebol, Federação de Futebol do Espírito Santo, Federação Matogrossense de Futebol, Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, Federação Paraense de Futebol, Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Federação Roraimense de Futebol e Federação Tocantinense de Futebol”.

Critério 2:

“Uma vaga para a disputa da Copa poderá ser preenchida pelo vencedor de um Torneio Seletivo que seja realizado pela federação correspondente e que dele participem pelo menos quatro clubes da primeira divisão ou série de profissionais”.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P