Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Em jogo movimentado, Brasiliense leva vantagem sobre o Real na final do Candangão

Escrito em

Foto: Júlio César / Real Brasília

Na primeira partida das finais do Candangão BRB 2023, o Brasiliense largou na frente do Real Brasília. Neste sábado, dentro de casa, o Jacaré venceu a partida por 3 a 2 e leva vantagem para o próximo jogo da finalíssima, no Estádio Defelê. Tobinha (2x) e Igor marcaram para os donos da casa e Ruan Azevedo fez os dois gols do leão na partida.

Primeiro Tempo
O jogo começara e o Real Brasília surpreenderia com grande volume de ataque, chegando à atacar com uma linha de cinco atacantes. Tal pressão resultou, com menos de dois minutos, em duas finalizações: aos quarenta segundos, Marcos Paulo teria a primeira chance da partida, gerando dois escanteios em sequência. Na segunda das cobranças, o zagueiro Yago subiu alto e cabeceou pra fora.

Após começo avassalador dos leões, o Brasiliense começou à encontrar espaços na defesa realense, e daí em diante, mandou na partida. O lateral-esquerdo Aloísio levaria perigo ao goleiro Wendell em duas oportunidades, mas a chance mais clara sairia dos pés do meia Tarta, aos 13 minutos, que recebeu uma bola enfiada pelo lado direito e logo de primeira chutou com força no travessão (algo que viria à acontecer com frequência).

Ao lado da linha lateral, Zotti cobraria falta nos pés de Tobinha, que de primeira, mandaria no canto do goleiro Wendell, abrindo o placar e explodindo a torcida única no Serejão: um à zero pro Brasiliense!

Pouco após a confirmação de gol, Tarta criaria duas chances claras de gol para os amarelos: primeiro, encontrou Yuri Mamute, que chegou a ficar no um contra um com o goleiro Wendell, mas mandou em cheio na trave. Em sequência, foi a vez de Tobinha perder a oportunidade de abrir o placar, após se enrolar com a bola e a defesa realense mandar para escanteio.

Depois de uma jogada bem trabalhada entre o lado esquerdo do Brasiliense, Zotti e Aloísio tabelaram e após uma confusão dentro da pequena área, Tobinha chegaria pra acabar com a “brincadeira”, ampliando a vantagem do Jacaré. 2×0 para o Jacaré no primeiro tempo! E o terceiro quase veio pouco antes do intervalo. Tobinha novamente avançou em velocidade pela direita até cruzar rasteiro para Luquinhas explodir no travessão, mais uma vez.

Segundo tempo
A segunda etapa já começaria com tudo: com menos de dez minutos, ambos os times já haviam balançado as redes no Elmo Serejas. Uma sequência de falhas do Brasiliense levou ao primeiro gol do Real. Primeiro, com a bola dominada, Tobinha acabou escorregando e a bola sobrou para Ruan Azevedo arriscar do meio da rua. O goleirão Artur aceitou e espalmou para dentro do próprio gol. Os leões tentavam mostrar que estavam vivos na partida.

Mas a resposta do Brasiliense foi rápida e até parecida com o primeiro gol: novamente em bola parada, Zotti cobrou a bola na cabeça do zagueiro Igor, que testou para o fundo da rede, fazendo o terceiro e último gol do Jacaré na partida.

Com dois tentos de desvantagem, a equipe do Real precisava buscar o segundo gol para facilitar a missao no Defêlê. Após falta cometida por Aldo, aos 17′ Lucas Souza bateu forte na direção do goleiro arthur, que foi ágil e mandou para escanteio. Na sobra, Caio Mendes pegou de primeira e quase diminuiu para o Real, tirando tinta da trave direita. O camisa 7 realense teria outra chance de descontar: ao fazer finta diante do zagueiro Gustavo, deslocou para à esquerda e chutou colocado, mas a bola passou por cima da baliza.

Tanta insistência, finalmente, resultou em gol: após troca de passes pela direita, recebeu com espaço mandou um balaço, no ângulo pro fundo da rede: era mais um rugido do leão, dentro da Boca do Jacaré.

A resposta do Brasiliense viria logo após o reinício de jogo com Santarém, que avançou em velocidade pela direita e encontrou Tarta, livre na área, que mandou a bola no travessão pela terceira vez na partida. O time da casa teria outras chances de ampliar a vantagem, mas esbarrava no guarda-redes Wendell.

Os dois times se reencontram para a partida decisiva no próximo sábado, às 15h, no Estádio Defelê, com torcida única do Real Brasília. Com o resultado, o Brasiliense chega com a vantagem do empate. Em caso de vitória de um gol de diferença dos leões, o título de Campeão Candango será decidido nos pênaltis.

P