Siga Nossas Redes Sociais

Copa América 2021

Com gol de Papú Gómez, Argentina vence Paraguai no Mané Garrincha

Escrito em

Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

Em jogo ruim tecnicamente, a Argentina venceu o Paraguai por 1×0, com gol de Papú Gómez, assumiu a liderança do grupo A e se despede de Brasília com duas vitórias na bagagem. O Paraguai permanece na capital para enfrentar o Chile, na quinta-feira (24), no Mané Garrincha.

A primeira chance importante da partida saiu dos pés de Kun Agüero. Escalado na vaga de Lautaro Martínez, o camisa nove recebeu na área e girou sobre a marcação, mas a finalização ficou na rede pelo lado de fora. Logo aos nove minutos de jogo, a Argentina abriu o placar. Papú Goméz recebeu livre na pequena área após um belíssimo passe de Di Maria e tocou na saída do goleiro Anthony Silva, do Paraguai. A Albiceleste começou com tudo no Mané Garrincha.

Nos primeiros 20 minutos, a Argentina assumiu o protagonismo da partida e a seleção paraguaia só chegava em esporádicas bolas levantadas na área. Na marca dos 17, Aguero sofreu falta na meia lua. Messi foi para a cobrança e bateu firme no canto do goleiro, mas a bola passou rente a trave. 

A primeira chegada da Albirroja foi só aos 25 minutos. Em bola espirrada pela zaga dos hermanos, Alberto Espínola finalizou longe do gol de Emiliano Martínez. O jogo perdeu muita intensidade no último terço da primeira etapa. Só aos 40 minutos uma finalização certa voltou a ser efetuada na partida. Paredes aproveitou a sobra de uma bola aérea e cabeceou nas mãos do goleiro Anthony Silva.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Di Maria chutou forte da entrada da área e o goleiro paraguaio fez excelente defesa após desvio em Messi. No rebote, Papú Goméz cruzou e Júnior Alonso tocou contra a própria meta. Porém, o auxiliar já levantava a bandeira e o impedimento foi confirmado pelo VAR.

NÃO DEVERIAM NEM TER VOLTADO

Os primeiros dez minutos da segunda etapa foram de muitas faltas, erros de passe e bolas aéreas inoperantes. Para piorar, a arbitragem perdida e sem critério tirava a velocidade do jogo.

Aos 15 minutos, em falta na lateral da área, pelo lado esquerdo, Ángel Romero resolveu bater direto para o gol, mas sem perigo para o goleiro argentino Emiliano Martínez. 

Com meia hora da etapa final, Ávalos recebeu boa bola no pivô e tentou fazer o giro, mas foi derrubado por Pezella. Falta para a Albirroja na meia lua da grande área. Na batida, Ángel Romero acertou a barreira. Aos 37, Messi pegou a sobra da zaga paraguaia e bateu firme de fora da área, mas a bola foi em cima de Anthony Silva, que não teve problemas para fazer a defesa.

Sem muita emoção e com pouquíssima inspiração, o jogo se encaminhou para o fim com mais uma vitória da Albiceleste em solo brasiliense. A Argentina chegou a sete pontos em três jogos disputados e assumiu a liderança do grupo A. O Paraguai, com apenas dois jogos, ocupa a terceira colocação do mesmo grupo com três pontos conquistados.

Na próxima rodada a Seleção Argentina folga e não joga. Já a Albirroja permanece em Brasília e enfrenta o Chile, na próxima quinta-feira (24), às 21h, no Mané Garrincha, pela quarta rodada do grupo A da Copa América.

COPA AMÉRICA 2021 – PRIMEIRA FASE – 3ª RODADA
ARGENTINA 1-0 PARAGUAI
21.06.21 – ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistente 1: Carlos Lopéz (VEN)
Assistente 2: Jorge Urrego (VEN)
Quarto Árbitro: Alex Herrera (VEN)
VAR: Jhon Ospina (COL)

Cartões Amarelos:
Paredes (Argentina)
Goméz (Paraguai)

Argentina
Emiliano Martínez; Molina, Romero, Pezella e Tagliafico; Paredes (Domínguez), Guido Rodríguez, Papú Goméz (De Paul), Di Maria (Correa); Messi e Agüero (Correa)
Técnico: Lionel Scaloni

Paraguai
Anthony Silva; Espínola, Gustavo Goméz, Júnior Alonso e Arzamendía; Piris Da Motta (Richard Sanchez), Andréz Cubas (Cardozo), Almirón, Alejandro Romero (Óscar Romero), Gabriel Ávalos (Samúdio), Ángel Romero (González).
Técnico: Eduardo Berizzo

Gabriel Spies é jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e é comentarista das transmissões de rádio e televisão da Esportes Brasília.

P