Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Confira como Brasiliense e Paranoá se prepararam para a estreia no Candangão 2022

Escrito em

Por Jorge Agle e Rayssa Loreen

A edição número 46 do Campeonato Candango começa neste sábado (22). Ao todo, são 10 times na disputa pelo título: Brasiliense, Ceilândia, Gama, Unaí, Santa Maria, Brasília, Luziânia, Capital, Taguatinga e Paranoá.

Os times vêm com novidades para a temporada e, para alguns, a preparação começou já no ano passado. Saiba como estão os times à véspera da disputa do campeonato local. 

BRASILIENSE

Decacampeão do Candangão, o Brasiliense tem a missão de defender o título e tentar um bicampeonato que não vem desde 2005, quando o Jacaré se manteve no topo até 2009, sagrando-se hexacampeão seguidamente. A equipe é a meta a ser batida pelos adversários. 

Para se preparar para a disputa, o Brasiliense começou a pré temporada no dia 29 de novembro. A equipe vem realizando treinos físicos, táticos e técnicos. Além disso, o Jacaré disputou amistosos preparatórios contra as equipes sub-20 do Atlético-GO e do Villa Nova-GO, além de enfrentar outros times, como Legião, Elite Paranoá, Ceilandense, URT-MG, Uberlândia-MG e Anápolis-GO.

Para essa temporada, o elenco do Jacaré começou a ser formado após o término da participação do clube na Copa Verde. A reformulação foi pequena. Sete atletas saíram: Milton Júnior, Diogo, Carlos Eduardo, Jorge Henrique, Victor Rangel, Balotelli e Jefferson Maranhão, sendo que os dois últimos foram emprestados ao Camboriú-SC.

Além disso, chegaram três jogadores:Jonathan Bocão, que veio do Confiança-SE, Tiago Luis, que estava sem clube, e Matheus Silva, ex-Nova Mutum-MT.

PARANOÁ

Após ser rebaixado em 2020, o Paranoá volta à elite do futebol candango como atual campeão da segunda divisão local, garantindo o título da série B na temporada passada com uma vitória nos pênaltis, sobre o Brasília.

Nesta temporada, o time da cobra sucuri quer galgar voos mais altos na elite do futebol de Brasília. A preparação da equipe começou na segunda quinzena de dezembro, com treinamentos diários. 

O presidente do Paranoá, Ryvo Matias, comentou como foi a formação do elenco para 2022: “Mantivemos sete atletas da equipe campeã e fomos ao mercado buscando jogadores de Brasília e também, em torno, de dez atletas de outros estados. Ainda temos interesse em buscar de dois a três atletas para posições pontuais”, disse à reportagem da Esportes Brasília.

Entre alguns nomes estão alguns conhecidos do futebol candango, como Michel Platini, ex-Gama e Brasiliense, Cocada, ex-Ceilândia, e Norton, ex-Gama

Brasiliense e Paranoá se enfrentam neste domingo (23), às 15h30, no estádio Abadião, com transmissão da Esportes Brasília.

“Estamos felizes pelo acesso e a missão se concentra em ficar de vez na primeira divisão e passar de fase. O Paranoá trabalha para se consolidar na elite brasiliense. A expectativa é de buscar a classificação para as semifinais e trabalhar para chegar na final. A meta sempre é o título.” afirma Ryvo, sobre a expectativa da equipe após a conquista do acesso.

Por fim, o mandatário convida a torcida do cobra sucuri para a apoiar o time no Candangão 2022 “Convoco a gloriosa torcida do Paranoá para vivenciar uma nova fase do clube, com mais investimento, competitividade e motivação. Venham curtir os novos tempos da Cobra Sucuri.  Ela está faminta por vitórias e quer fazer muitas presas no Candangão.” O clube estreia domingo (23), às 15:30, contra o, atual campeão da competição, Brasiliense.

P