Futebol
Com dois de Nunes, Gama supera o Legião e conquista primeira vitória no Candangão 2025
Alviverde domina o jogo, Nunes brilha com dois gols, e equipe conquista os primeiros pontos no campeonato
Escrito 9 meses atrás em
Por Pablo Giovanni

Foto: Mateus Dutra/Gama
O Gama dominou os 90 minutos e goleou o Legião por 3 x 0 neste sábado (25/01), no Estádio Bezerrão. Com dois gols de Nunes ainda no primeiro tempo, a equipe alviverde garantiu sua primeira vitória no Candangão 2025.
Apesar do mando de campo do Legião, a torcida gamense lotou as arquibancadas do Bezerrão. Sob um sol escaldante, o time alviverde dominou o confronto, neutralizando as ações do adversário comandado por Marcus Vinícius. Enquanto o Gama comemora a vitória e ganha fôlego no campeonato, o Legião amarga a segunda derrota consecutiva e ocupa a penúltima posição da tabela.
O Gama soma agora quatro pontos e ocupa a terceira posição na tabela, mas pode ser ultrapassado com a sequência da rodada neste domingo (26/01).
PRIMEIRO TEMPO
O Gama repetiu a estratégia utilizada contra o Sobradinho na primeira rodada, ao pressionar o adversário desde o início para buscar um gol logo de cara. Deu certo: aos nove minutos, após já ter criado três boas chances — incluindo uma finalização de Marcelo Toscano logo no primeiro minuto —, o camisa 9 voltou a incomodar. Toscano recebeu um passe preciso de Lucas Piauí em uma infiltração e, ao tentar finalizar, caiu na área. O árbitro Marcelo Rudá marcou pênalti ao notar um possível toque do zagueiro Kaio. A decisão gerou controvérsias. Na cobrança, Nunes deslocou o goleiro e bateu no canto direito, abrindo o placar.
O domínio do Gama se manteve. Aos 33 minutos, Michel avançou pela direita e cruzou para Marcelo Toscano, que foi atrapalhado pelos defensores do Legião e não conseguiu cabecear com precisão. Pouco depois, aos 36, Rafa Marques arriscou um chute forte da entrada da área, mas o goleiro Márcio Fernandes fez a defesa com segurança.
Já aos 39, após uma tentativa frustrada de ataque do Legião, em que Jonathan Bocão cobrou uma falta direto na área, o Gama armou um rápido ataque em transição com Willian Jr. Apesar de ser bloqueado pela defesa adversária, a jogada prosseguiu. Daniel Costa, livre na ponta esquerda de ataque, descolou um cruzamento preciso que encontrou Nunes na área. O atacante se antecipou a Maycon e, com precisão, marcou o segundo gol para o Gama.
Nos acréscimos, aos 48 minutos, uma falta sofrida por Lucas Piauí próximo à linha de fundo proporcionou outra oportunidade ao Gama. Daniel Costa optou por uma finalização direta, mesmo sem ângulo, e quase surpreendeu Márcio Fernandes.
Enquanto o Gama insistia em jogadas aéreas e cruzamentos na área, o Legião não conseguiu oferecer perigo à meta de Renan Rinaldi, sem criar nenhuma chance relevante ao longo do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
Logo no início da etapa final, Willian Jr. mostrou habilidade ao aplicar uma caneta no adversário e finalizar a jogada, embora sem levar muito perigo ao gol do Legião. Dois minutos depois, o meia voltou a ameaçar em um chute de longa distância, obrigando Márcio Fernandes a se manter atento.
Aos 10 minutos, em uma disputa dentro da área após cruzamento de Rafa Marques, o goleiro Márcio Fernandes se chocou com Nunes, levando a pior. O lance gerou preocupação, e o árbitro chegou a cogitar chamar a ambulância. No entanto, o goleiro optou por continuar em campo, apesar da breve desorientação. O jogo ficou paralisado por quase cinco minutos.
A primeira finalização do Legião só veio aos 17 minutos da segunda etapa, quando Bocão cruzou na área após uma cobrança de falta, mas Luigi não conseguiu finalizar no gol.
Pouco depois, aos 19, Daniel Costa cobrou um escanteio e Marcelo Toscano marcou de cabeça. No entanto, o árbitro anulou o gol, alegando que a bola havia saído de campo antes da bola chegar no camisa 9. O lance gerou protestos e rendeu um cartão amarelo ao técnico Glauber Ramos.
O Gama seguiu controlando o jogo. Aos 26 minutos, após uma boa troca de passes entre Willian Jr. e Toscano, o atacante finalizou, mas Márcio Fernandes fez uma defesa tranquila. Aos 30, Toscano encontrou espaço pela ponta e cruzou para Rafa Fontes, que chutou de primeira, mas acabou isolando a bola.
A pressão do Periquito continuou. Aos 34, Lucas Piauí aproveitou uma bola mal afastada pela zaga adversária e finalizou com força. A bola passou muito perto do gol, arrancando suspiros da torcida.
O gol que selou a vitória veio aos 42 minutos. Após um erro grave da defesa do Legião na entrada da área, Lima aproveitou para finalizar com força. O goleiro espalmou, mas Rafa Fontes pegou o rebote e, dessa vez, não desperdiçou, ampliando o placar.
FICHA TÉCNICA
LEGIÃO 0x3 GAMA
Candangão 2025 – 2ª rodada – Estádio Bezerrão – Gama – 25/01/2025 – 16h
Árbitro: Marcelo Rudá (CBF)
Assistente 1: Leila Cruz (CBF)
Assistente 2: Douglas dos Santos (CBF)
4º árbitro: Alysson Zilse (CBF)
LEGIÃO
Márcio Fernandes; Jonathan Bocão 🟨, Maycon, Kaio e Izarron; Bolt (Rafinha), Wester e Luigi; Peppe (Gaúcho), Igor Gomes (Fernandinho) e Mário (Felipe).
Técnico: Marcus Vinícius
Gol(s): –
GAMA
Renan Rinaldi; Michel (Toninho), Wellington, Pedro Romano (Gabriel) e Lucas Piauí; Moisés, Willian Jr, Daniel Costa 🔍 (Lima) e Rafa Marcos (Cocote); Marcelo Toscano e Nunes ⚽️⚽️ (Rafa Fontes ⚽️).
Técnico: Glauber Ramos 🟨
Gol(s): Nunes (2x) e Rafa Fontes
É repórter do Correio Braziliense e atua como comentarista da Esportes Brasília desde maio de 2024.


Capital promove joia da base para a temporada 2026

Ibaneis oferece Arena BRB como sede alternativa da final da Libertadores 2025




